Educação é desenvolvimento

O Brasil é a 9ª maior economia do mundo e faz parte dos BRICS, por ser considerado um país de grande potencial de crescimento nas próximas décadas. Apesar disso, a precariedade de nosso sistema educacional é uma barreira para a concretização dessa previsão.

Mesmo sendo a maior economia da América do Sul, o Brasil possui índices educacionais inferiores aos seus vizinhos Chile e Argentina. Essa posição desfavorável da nossa educação tem como uma das causas a má condição estrutural das escolas brasileiras, sendo isso um empecilho ao aprendizado dos alunos.

Aliado a isso, a baixa remuneração dos professores, torna necessário que eles trabalhem em várias instituições para ganharem o suficiente para manterem-se financeiramente. Essa baixa valorização dos professores faz com que o número de novos profissionais dessa área seja menor a cada ano, o que pode gerar, no futuro, um déficit na demanda de docentes no Brasil.

Países desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha e Japão investem grande parte de seus PIB's na educação, esse alto investimento é propulsor de suas economias voltadas para a produção de conhecimento e tecnologia, considerando que esses produtos possuem alto valor no mercado. Diferente desses países, o Brasil tem como base de sua economia a exportação de commodities (gêneros de baixo valor agregado), esse direcionamento econômico de nosso país será um grande entrave para o nosso desenvolvimento socioeconômico nas próximas décadas.

O Brasil possui um dos maiores PIB's do mundo, no entanto, é apenas o 88° colocado no ranking da educação e isso dificultará o seu desenvolvimento nesse século. Diante disso, é necessário que os governos estaduais e municipais, junto ao Governo Federal, trabalhem na melhoria da estrutura das escolas brasileira, façam um direcionamento maior de recursos financeiros aos professores, para que eles possam se qualificar e com isso tornar a profissão mais atraente, eliminando, desta forma, um possível déficit de professores no Brasil. Também se faz necessário um intenso investimento do Governo Federal no setor de pesquisa e na criação de centros de formação de profissionais altamente qualificados, para com isso, termos maior destaque no cenário do comércio internacional.

Marcos Winchester
Enviado por Marcos Winchester em 15/10/2014
Código do texto: T5000125
Classificação de conteúdo: seguro