Fortuna maquiavélica um leão que urge o domínio.

No contexto de democracia representativa a qual o Brasil apresenta, a ação dos seus cidadãos reflete em qualquer nível social.O direito político brasileiro foi garantido com muita luta e com muitas revoluções, por meio do abandono ao sufrágio republicano, do movimento "diretas já", e da conquista ao voto feminino concebido na era constitucional de Getúlio Vargas-1934.No entanto, o povo desse estado-nação não demonstra gratidão ou valor aos direitos conquistados, pois os entraves sociais do século XXI, são reações da ação incoerente ao exercício da cidadania política, como dizia Isaac Newton: "toda ação gera uma reação".

Segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o governante(príncipe) deve ser viril para aproveitar qualquer oportunidade(fortuna) para beneficiar aqueles os quais o escolheu.Tal princípio, é refutado no Brasil, sabendo-se que o próprio cidadão não seleciona virtuosamente o seu representante.Portando, o conceito de filosofia política é transformado em politicagem.Todavia, a política prega o bem coletivo, enquanto a politicagem o bem individual que infringe a ética moralista.E,infelizmente, o conceito imoral é visto como algo insuperável ou comum.

Ademais, o cenário abordado é fomentado pelo analfabetismo político, o portador de tal classificação,pela sua ignorância, não sabe o motivo da inflação, da corrupção, da fome.Pois, pela falta de conhecimento, ele troca um direito primordial efetivado com muito esforço por supérfluos reais.Logo, o mais pobre volta do mercado com mais dívidas e menos alimentos, a crise ao inacesso a alimentos se torna inter-regional, e o Índice de Desenvolvimento Humano(I.D.H) ocupa posições drásticas,apesar desse país ocupar uma das maiores economias do mundo.Tal realidade, pode ser mudada com o levante popular marxista em uma revolução eleitoral.

Portanto, segundo o abordado, toda ação reflete relativamente na sociedade.Logo, é de primazia a moral individual de pesquisar e de refletir sobre a escolha de um governante que saiba dominar a fortuna maquiavélica.Esses atos dignos devem ser estimulados nos meios de comunicação e por meio de reuniões, voltados aos mais carentes os quais pela sua condição desfavorável são manipulados por cestas básicas ou por outras medidas paliativas.Tais ações devem ser financiadas pelo Ministério da Educação(M.E.C) e pelo Ministério da Cultura, a fim de ratificar o previstos na constituição federal de que todo cidadão deve ter o direito civil, o político, o social garantidos pelo estado.E,finalmente, promover a revolução popular proposta por Karl Marx nas urnas do Brasil, atendendo o clamor por ''ordem e progresso''.

Thalles Ricardo
Enviado por Thalles Ricardo em 19/10/2014
Código do texto: T5004715
Classificação de conteúdo: seguro