Trabalho atual: sinônimo incerteza

O trabalho, apesar de formar o caráter humano e garantir o necessário para a sobrevivência, vem se apoderando das pessoas de modo que, desde cedo, estas devam garantir o seu futuro, o seu papel na sociedade moderna. No entanto, este exige- cada vez mais- a capacidade de exercer não só a própria função escolhida como ofício, mas as diversas funções do setor de trabalho a que está submetido, necessitando uma flexibilização por parte do trabalhador. Isso requer uma certa habilidade e capacitação, e a ausência destas acabam acarretando o desemprego. O emprego, então, torna-se sinônimo de incerteza e insegurança.

O emprego garante o dinheiro necessário ara sustentar a sua pessoa e a sua família, pois é a renda a responsável por garantir o "pão de cada dia" das pessoas. Além disso, trabalhar ajuda a adquirir experiência, não só no campo de emprego, mas na vida. O trabalhador- mesmo sendo o seu trabalho miseramente pago- conhecedor do sacrifici e do sofrimento de seu ofício, poderá adquirir valores não encontrados quando desempregado. Baseados nisso, buscamos, desde a infância, saber a profissão que vamos exercer. Aquele sem perpsectiva do futuro não é bem visto pela sociedade, podendo até ser julgado incapaz de prosseguir na sociedade capitalista. Já aquele com uma certa noção da profissão escolhida, é visto pela sociedade como prodígio.

Contudo encontrar trabalho não é fácil e mais difícil ainda é exercer a profissão escolhida. O mercado de trabalho exige das pessoas não apenas uma especialização em determinada função, mas a disponibilidade do trabalhador de se adaptar as diversas funções de seu campo de trabalho.Também, os empregadores não adotam- na maioria dos casos- a forma regular de trabalho sob contrato, sindicalizado, permitindo a rotatividade da mão-de-obra- esta podendo ser contratada temporariamente- e diminuindo as ações sindicalistas.

Àqueles sem habilidade e capacitação para atender as exigências do mercado é reservado o desemprego. Idade- pessoas jovens ou velhas demais-, falta de postos de trabalho pra todos, podem desprover a pessoa a pessoa de emprego, tornando o trabalho sinônimo de incerteza e insegurança e, nem sempre, aquele com boa formação é contratado, devido a- na maioria dos casos- não ter experiência para trabalhar.

Portanto, faz-se necessária a preparação do trabalhador para enfrentar quaisquer mudanças no seu ambiente de trabalho, pois não há certeza e segurança de estar em seu emprego. O trabalhador deve, também, exigir as condições para trabalhar- contrato, aposentadoria-, pois trabalho é uma obrigação, um dever e um direito de todos.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 20/10/2014
Código do texto: T5005806
Classificação de conteúdo: seguro