Liberdade. Igualdade. Fraternidade. X Alcorão

TEMA DA REDAÇÃO

Disserte sobre a relação entre igreja e Estado

DA REDAÇÃO

"Pouco se discute no místico Brasil sobre as relações entre igreja e Estado, religião e liberdades civis. Talvez porque se discuta pouco no Brasil temas que fujam dos jogos da rodada e dos telenovelixos globais.

É uma discussão muito presente nos EUA -onde a força da fé se tornou força política- e nas áreas de alguma predominância islâmica -onde o extremismo muçulmano quer retroagir o Estado moderno a um mero serviçal de Deus. Esse retorno da fé religiosa à esfera política assusta e deve ser combatido."

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

>>>

Liberdade. Igualdade. Fraternidade. X Alcorão

O Ocidente, há muito, deixou de ter governos confessionais – com exceção do Vaticano. Por outro lado, o Oriente, ainda, confunde Religião com Estado. Assim, um dos motivos do antagonismo entre esses dois hemisférios é a condução da religião no aparato estatal. Logo entender as conseqüências desse modelo político ajuda a compreender os conflitos atuais.

Desde a Revolução Francesa, o Ocidente dissociou a Religião do Estado. Os governos, então, passaram de confessionais a laicos. De certa forma, a separação proporcionou uma maior liberdade do Estado em tomar decisões. Isso porque este já não dependia mais da vontade divina e sim da vontade do dirigente da nação que representa o povo. Permitiu, também, a discussão de temas que contrariam a religião. Como é o caso do aborto, do uso da camisinha, da liberdade sexual, entre outros, nos dias atuais. Além de ter possibilitado a revolução feminista do século XX. O Estado laico, portanto, permitiu um avanço político em relação aos direitos de liberdade – liberdade de expressão, liberdade religiosa... - defendidos no século XVIII e nos posteriores.

O Oriente, entretanto, manteve a Religião associada ao Estado, como faziam as antigas civilizações – mesopotâmica, egípcia, etc. Isso impede que certos temas sejam tratados nessas comunidades abertamente. Impede, também, a participação efetiva das mulheres na vida pública. Além de proporcionar extremismos religiosos que levam ao terrorismo de Estado – foi o que ocorreu em Israel / Palestina e, ainda, ocorre. Por isso, é que muitos temem a possível fabricação de bombas atômicas por parte do Irã. Isso porque o Ayatolla Khomeini é que está verdadeiramente por trás do presidente Ahmadinejad. E, portanto, é mais fácil para eles usarem uma bomba atômica do que outro país que a fabrique. Pois toda religião é baseada na fé e não no racional. Logo em nome da fé, poderia se cometer um genocídio– e se comete diariamente nas regiões do Oriente Médio, entre xiitas, sunitas, etc - no caso se lançar uma bomba atômica.

A diferença política do Ocidente e do Oriente é uma das causas do conflito entre as partes. Isso porque enquanto o Oriente analisa as questões com base na fé, o Ocidente tenta dissociá-la das decisões do Estado. A verdade é que independente de ser um Estado confessional ou laico, a religião tem grande papel na sociedade. Entretanto, percebe-se nas sociedades Ocidentais uma maior liberdade em relação a sociedade Oriental, justamente por causa da dissociação: Religião / Estado. Entender, portanto, a história que diferencia essas duas regiões globais e a maneira de lidarem com o poder é importante para uma convivência harmônica.

>>>

Gostaria que vocês avaliassem e me dissessem onde eu errei, etc.

Bruno Pondé
Enviado por Bruno Pondé em 26/05/2007
Reeditado em 02/06/2007
Código do texto: T501463