Sawabona Shikoba (EC)

Descubro através deste encontro - do EncantodasLetras esta semana - um ritual interessante de uma tribo africana. Quando alguém dessa tribo faz algo errado, os demais levam essa pessoa para o centro da aldeia, se postam em torno dela e lhe dizem coisas boas por dois dias. Dessa forma, tentam reconectá-la com sua natureza, lembram-lhe o que há de bondade e verdade em seu ser. Até que ela se recorde de quem é. “Eu sou bom”. Sawabona Shikoba!

Sawabona é um cumprimento usado na África do Sul e traz um significado que exige por quem o diz uma conduta ética de respeito e reconhecimento das individualidades, quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim”. Shikoba é um cumprimento de resposta e significa: “Então, eu existo para você”.

Uma tribo africana nos dá uma lição, nos apresenta um novo jeito de amar, porque mesmo diante do erro, aquela pessoa não foi excluída do grupo, não foi apedrejada, xingada, não serviu de piada, nem mesmo foi isolada. Isso nos faz pensar nas relações interpessoais e modos de agir nos dias de hoje.

Lamentavelmente, quando olhamos para os fatos do cotidiano, nos envergonhamos imensamente do tipo de homem em que nos transformamos. Assistimos calados a cenas de ódio, intolerância e desrespeito em todo o mundo. Na China, outro dia, a luz do dia, uma mulher e três amigas espancaram e tiraram a roupa da suposta amante do marido de uma delas, a notícia bombou na internet, tida como algo natural, àquela mulher foi negado até mesmo atendimento médico.

Aqui, no Brasil, estamos habituados a esse tipo de noticia, maridos que espancam, violentam e matam suas mulheres; namoradas que torturam supostas rivais; pais que maltratam seus filhos. O amor virou sinônimo – para essa parte da humanidade – de sentimento de posse, que causa ciúme doentio e inveja. As relações afetivas são parte de um contrato de dominação. Não é amor, é desamor, é desrespeito e é desumano.

Precisamos, com urgência, modificar esse pensamento que não tem nenhuma relação com o amor. O amor é um sentimento de gratuidade e exige de nós respeito pelo outro; para respeitar o outro é necessário aceitá-lo com suas singularidades e fragilidades.

Portanto, finalizo meu texto assim. Assim aprendi e devo partilhar: Sawabona!

Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) sob o tema Sawabona Shikoba. Outros textos versando sobre o mesmo tema neste link: http://encantodasletras.50webs.com/sawabonashikoba.htm

RosalvaMaria
Enviado por RosalvaMaria em 04/11/2014
Código do texto: T5022425
Classificação de conteúdo: seguro