Tema: Justiça e lei
 

           

     O Brasil é um país de diversas leis, contudo qual é a diferença de lei para justiça?
    Lei é um conjunto de normas estabelecidas, numa época, por um poder judiciário. Justiça é utópico, algo que jamais teremos por completo, podemos até sermos justos conosco, mas não espere justiça da vida, tampouco dos homens.
        No entanto quando há muito injustiça no país logo se fala em aumentar o rigor das leis, a punição mais severa, que sirva de exemplo aos bárbaros, embora as leis são muitas no Brasil, a injustiça é imensa, muitos ficam impunes e como disse uns dos melhores jornalistas, Alexandre Garcia:- No Brasil são feitas leis para quem nunca pensa que será preso um dia.
    As leis podem diferenciar um ser humano, alguns podem ter privilégios que um simples cidadão não tem, portanto não confunda justiça com lei, a justiça é feita no coração do homem, aquilo que por mais que sejamos diversos, nos iguala. Será justo uma criança morar na rua? E sua infância ser consumida por prostituição e tráfego de drogas, será justo? Será justo um senhor ou senhora que mal se agüenta em pé, esperar anos e anos, a mixaria da aposentadoria do INSS? A Lei é feita pelos homens, a lei entra só quando a justiça fica turva.
     Devemos buscar e lutar por um país mais justo, com leis que serão aplicadas, não pode ser como palavras inertes no dicionário, devemos buscar e lutar com a nossa justiça para conosco, para a nossa família. Não adianta leis que só ficam no papel, muitos ficam anos a fio, numa prisão e depois é descoberta a inocência, e aí por mais que se queira nada reconstituirá os anos na prisão.
      Devemos buscar e lutar, não só para que sejam aplicadas as leis, mas por justiça, por que ás vezes as leis são muitas e a justiça é pouca. Então não confunda lei com justiça. A justiça é feita no coração e lei é feita para barbárie.
André Mendes
Enviado por André Mendes em 21/11/2014
Reeditado em 21/11/2014
Código do texto: T5043217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.