Bete Tezine, Autorretrato, 2013.

Um novo ser a cada dia...
Hoje me peguei a refletir como, a cada dia, nos descobrimos sendo uma nova pessoa. Não há como sermos os mesmos de ontem e, ontem, não fomos os mesmos de anteontem e, amanhã, não seremos os mesmos de hoje e assim por diante. A cada dia, somos alguém diferente do que fomos até então, mesmo que as mudanças sejam praticamente imperceptíveis a olho nu. Agregamos vivências, valores, sonhos, projetos, uma nova forma de olhar, um novo entendimento, um ideal... bem como abandonamos algumas crenças, algumas opiniões formadas, convicções arraigadas... Sendo assim, nunca seremos exatamente iguais a nós mesmos, mas um novo ser que se descobre a cada amanhecer.
Desse modo, se já é da natureza humana estar em constante mutação, o que se há de dizer, então, das transformações que sofremos quando descobrimos que nossa vida nunca mais será a mesma em face de uma enfermidade grave, sobremaneira uma incurável, degenerativa e progressiva, tal qual a Esclerose Múltipla.
Posso dizer, com propriedade de causa, que sofremos uma transformação tão brusca que nos faz dormir uma pessoa e acordar outra, não com mudanças sutis, mas, com profundas alterações nas mais diversas esferas das nossas vidas.
O corpo sente, a mente sente, o coração sente, as emoções sentem e, em face desse novo sentir, ganhamos novas características que vão se somando umas às outras e nos transformando em novas pessoas, algumas vezes mais frágeis, mas, em sua grande maioria, muito mais fortes em determinação e vontade de viver.
Porém, existem outras situações que provocam mudanças radicais em quem somos: são momentos traumáticos, dolorosos, perdas incalculáveis, sonhos despedaçados, desilusões, grandes conquistas, corações partidos... tudo isso faz com que nos remodelemos, nos moldemos para que possamos prosseguir vivendo, um dia por vez, todos os dias do resto das nossas vidas.
Então, se me disserem que não sou mais a mesma pessoa, vou responder, simplesmente, que ninguém é mais a mesma pessoa de antes, muito menos eu.