BREVE HISTÓRICO E EMPREGO DA FOTOGRAFIA

A arte fotográfica surgiu ainda no século XIX, quando o francês Joseph Nicéphore, após dez anos de experiência, conseguiu reproduzir uma vista descortinada a partir da janela de sua casa. Trata-se, porém, do precursor da fotografia, aquele que deu o primeiro passo para uma invenção que acabaria conquistando o mundo.

Após todos esses anos, e com o grande avanço da tecnologia, a fotografia hoje é praticada, de alguma forma, pela maioria das pessoas. Seja por câmeras digitais cada vez mais avançadas ou até mesmo, por celulares com recurso de fotografia.

Grande parte dos que fotografam hoje são pessoas comuns que procuram registrar momentos marcantes de suas vidas. Um outro grupo é o de profissionais especializados que sobrevivem da arte fotográfica. E existem também os fotógrafos amadores, os quais levam a fotografia a sério, buscando, através dela, algum tipo de expressão e de manifestação artística.

A fotografia profissional obedece a certos padrões e tem suas próprias regras. Há para tanto a necessidade constante de atualização, para oferecer trabalhos de alto nível aos clientes. O fotografo amador, por sua vez, não tem a mesma preocupação e pode usar a tecnologia que bem entender. Na prática diária, o amador tem mais possibilidades criativas do que o fotógrafo profissional. Ele pode fazer a fotografia que bem entender, na hora que quiser, da forma que quiser.

Por fim, a fotografia na atualidade, de uma maneira geral, representa agora um trabalho meramente amador, com temas baseados em fatos por vezes, sem qualquer relevância, a exemplo dos populares selfies. São fotos feitas a partir de uma câmera digital simples, muitas vezes sem uma preocupação a mais quanto à questão da luz, ângulo e o enquadramento.

Paulo Seixas, junho/2014