Saúde Publica

Direito á Saúde

A Saúde é um direito constitucionalmente assegurado a todos, inerente á vida, bem maior do homem, portanto o Estado tem o dever de prover condições indispensáveis ao pleno exercício. A constituição Federal de 1988 foi à primeira constituição brasileira a positiva o direito á Saúde como direito fundamental. A organização Mundial de Saúde (OMS), já havia declarado antes do advento da constituição federal, onde o direto á saúde é um direito fundamental do homem. O artigo 196 da nossa constituição em vigor preceitua que “A Saúde é um direito” de todos e dever do Estado, garantindo mediante politicas sociais e econômicas que visem à reprodução dos riscos de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para a sua proteção e recuperação. A Constituição ainda 1988 destina esforços significativos para a aplicação da saúde como um direito fundamental de todos mediante a execução do então dever do Estado, sendo assim foi criado o SUS Sistema Único de Saúde com o objetivo de atender as necessidades locais da população e de cuidar de questões que influenciam na verificação da saúde. Ciente que a Saúde é um direito de todos e dever do Estado me pego parada confusa o que explica tanto casos de pessoas que esperam anos atrás de uma cirurgia e de atendimento imediato. Casos mostram que a saúde esta em situação de calamidade, onde os governantes não tem o mínimo respeito pelos usuários que necessitam do atendimento publico. A cada dia que se passa a situação permanecer a mesma hospitais super lotados, faltam remédios profissionais e mais leitos, para que os pacientes não permaneçam em macas nos corredores. Sem alternativa pois a saúde não e uma coisa que se pode deixar para amanha boa parte da população se sente obrigada a se associa a algum plano privados de saúde para suprir a deficiência do sistema publico, os outros permanecem a mingua a espera do seu dia a busca de um milagre, sem condições de pagar são vitimas da iniquidade dos nossos governantes que não demostram o mínimo de consideração a população. Concluo afirmando que a saúde púbica se deve a falta de vontade politica para resolver o problema pois não são eles nem seus familiares de primeiro parentesco que utilizam esse atendimento se fossem certamente não seria assim.

jully cristianne
Enviado por jully cristianne em 21/01/2015
Código do texto: T5109402
Classificação de conteúdo: seguro