ESTAGNAR-SE OU AVANÇAR

Eu não fujo de pessoas pessimistas, negativas... Ao contrário, ensino-lhes o lado otimista, positivo, com resignação e perseverança, mostrando-lhes o sentido bom e virtuoso da vida, orientando-lhes na crença de que a nossa caminhada é lenta, gradual e contínua... No entanto, embora deva sempre existir o esforço coletivo de auxílio fraterno com o fim do avanço do nosso desenvolvimento moral, há pessoas que optam pela estagnação, sem força moral pra corrigir os próprios erros, ou que se dedique no empenho de superar os traumas ou carmas das vidas passadas, nutrindo assim, o desejo umbralino de continuar sofrendo ou inferiorizando-se, quando poderia aliviar-se melhor pelo exercício da prece, pela crença e não pela dúvida das leis morais e naturais de Deus, pela compreensão da leitura edificante individual, conjunta ou dirigida, pelo empenho em substituir em si as más energias pelas boas energias, pelo auxílio fraterno de pessoas que estão ali se dedicando em erguer a quem não quer se levantar para sair de sua estagnação... Enfim, como disse acima, embora exista o esforço da melhoria coletiva, cada um, conforme a vontade, melhora a seu tempo e hora; e, nesse sentido, ninguém deve interferir na vontade de ninguém, a despeito da ajuda útil a quem não quer seguir pelo caminho da edificação interior naquele momento de estagnação evolutiva... Quer dizer, faz-se a parte da caridade ao próximo, mas o próximo também tem que fazer a caridade a si, ajudando-se a se melhorar, a se soerguer visando continuar a caminhada... Finalmente, quem não quer ficar na estagnação ou não quer ficar atrelado a quem quer estagnar-se, movido pela vontade de crescer com a reforma íntima, segue em frente e chega mais cedo à plenitude evolutiva... E quem ficou atrás, por vontade própria, chega mais tarde... Porquanto, o relevante, o essencial, cedo ou tarde, é chegar-se ao alcance de perfeição intelectual e moral pretendida por Deus para todos nós.

Adilson Fontoura
Enviado por Adilson Fontoura em 25/01/2015
Reeditado em 25/01/2015
Código do texto: T5113696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.