Essa cultura é sua?

Com o sistema capitalista e o método de larga escala se tornou necessária uma grande demanda para atender a oferta que se expandia. Mas para que houvesse consumidores o bastante para atender as necessidades da indústria o padrão seria a melhor forma. Mas há alguma mal em ser igual?

Os padrões de imagem pré-estabelecidos pela falsa cultura infelizmente são capazes de conquistar um interesse das massas sem que as pessoas usem seu senso crítico. Sendo assim, fica fácil roubar a cultura e o conhecimento do povo, alienando-o e o manipulando de acordo com os interesses da classe dominante.

Geralmente, aqueles que vivem nesse mundo de consumismo e falsa cultura não consegue enxergar que capitalismo está o escravizando, pois se sente livre para comprar a felicidade e a aceitação. Mas histórias assim pouco se repetem pela maioria não ter condição de manter o consumo em relação aos produtos que lhe é oferecido.

O resultado final não é nada bom, percebe-se que o empobrecimento cultural se expande tornando ainda mais difícil a democracia, pois alienados se sentem privilegiados e preocupados demais em consumir.

Mas de acordo com Theodor Adorno e Marx Horkheimer a melhor maneira de sair desse estado de alienação cultural se baseia na própria cultura em que o indivíduo é livre para pensar e agir e sentir da maneira que quiser, pois é na cultura que se encontra o limite da alienação.

Bruna Quintiliano
Enviado por Bruna Quintiliano em 26/02/2015
Código do texto: T5150795
Classificação de conteúdo: seguro