O dono da bola!

Quando eu era criança, com uns 7, 8, 9 anos de idade, como todo pia dos anos 90 com essa idade a gente se reunia pra jogar vídeo game na casa da quem tinha, as vezes andar de bicicleta, com quem tinha, brincava de pega-pega, esconde-esconde, com quem gostava. Mas existia uma brincadeira que todos brincavam, todos gostavam. Futebol! E como sempre a criançada se reunia na rua, fazia as traves de chinelo e brincava até anoitecer! Existiam algumas peculiaridades, pois o dono da bola era um fator muito importante na harmonia do jogo. Se era um dono da bola gente boa, ele não exigia ficar no melhor time, não se chateava quando perdia, e se tinha que entrar em casa antes deixava a bola para a galera jogar e depois dizia: "só jogue por cima do muro depois"! Era um dono da bola bom e justo! Se era um dono da bola mala, geralmente era o que não tinha espirito esportivo e jogava mal, ele queria sempre ganhar, sempre queria fazer o gol, queria apitar a partida, as vezes exigia que alguma das crianças não jogasse, do contrário entrava em casa levando a bola e ninguém mais jogava! Era um dono da bola mal, mimado!

Hoje no Brasil estamos vivendo um pouco dessa situação, os donos da bola não gostam de perder, querem levar vantagem em tudo, não aceitam concorrência, não querem que o povo dê sua opinião, do contrário aumentam taxas e reduzem benefícios! E se reclamar vai ter dois! Porem a bola de que eles dizem se donos não é simplesmente uma bola, ou eles são os donos! A bola é o dinheiro, que pertence ao povo! Não aceitam que questionem suas decisões, a oposição sempre está inventando, querem dizer como, quando e onde podem falar o que deles, e no final de cada partida repartem “o bolo” com seus amigos que são da outra rua, que nem sequer assistiram o jogo. Fazem isso porque, simplesmente são os donos da bola! De vez em quando se fazem de bons, dão sorrisos, levam algumas migalhas para os outros, mais sorrisos, dizem que qualquer dia os garotos da rua podem entrar na sua casa e brincar com seus brinquedos, o que nunca acontece! O que acontecia nas nossas brincadeiras era que quando o dono da bola mala saia, o dono da bola gente boa ia pra casa, pegava a bola e voltava pra jogar com a galera, enquanto o mala ficava em casa se contorcendo de raiva! “Como podem se divertir sem mim!” Bem no Brasil lá se vão quatro escolhas de maus donos da bola, porem as crianças que estão jogando estão prestes a expulsar o dono da bola mal de campo e manda-lo para a casa, contar a sua mãe o que ele está fazendo, a qual ira puni-lo se não for conivente com seus atos. Eu só espero que se isso acontecer não escolham novamente um dono da bola mal, mas um dono da bola que tenha ideias novas, que ache um lugar melhor para fazer o campo, que saiba organizar os times e fazer que todos joguem e se divirtam!