O Educador como Empreendedor de um Mundo Diferente

“O Educador como Empreendedor de um Mundo diferente”

Quando falamos em educador e educação, é de vital importância considerar o real papel do profissional da educação no universo do saber, do construir. Pois seu papel fundamental é intermediar o saber. Construir conhecimentos, atitudes, comportamentos e habilidades. Ser critico porem receptivo, inovar e pesquisar novos caminhos que favoreçam em primeira mão a aprendizagem. Neste respeito é de responsabilidade do educador desenvolver e incentivar, o trabalho em equipe junto à comunidade educativa, bem como um espírito colaborador e participativo.

Tendo em vista que a educação é feita de maneira ampla, cabe ainda ao professor possibilitar ao aluno aprofundamento em determinadas áreas do conhecimento além de dar condições ao mesmo, de se viver dignamente, desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, estimular a curiosidade intelectual e o senso critico.

O educador é capacitado ainda, para provê ao aprendiz, subsídios necessários para a compreensão do cotidiano. Entretanto, para o educador desempenhar o papel de “empreendedor, na construção de um mundo melhor”, é mister preparar-se emocionalmente e intelectualmente para tal função, com cursos e momentos de reflexão, que enfatizem o equilíbrio, o crescimento pessoal, ampliem a percepção das próprias emoções, otimize um comportamento empático e sadio. E assim através de uma ação consciente favorecer a educação e a formação de cidadãos, participativos, reflexivos, curiosos e investigadores. Que Possibilitará ao estudante descobrir em si mesmo o belo, o bom e o verdadeiro, como valores humanos fundamentais, que nortearão sua vida, acadêmica, pessoal e social.

Portanto, o educador é sem sombra de duvida, imprescindível para a educação e a formação das novas gerações de empreendedores de vida, de uma realidade e de um mundo diferente.

Glicéria Cabral Soares.

gli
Enviado por gli em 11/06/2007
Reeditado em 27/08/2012
Código do texto: T522388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.