Encontro dos Escritores do Mercosul

Do dia 07 ao dia 10 de maio deste ano, realizou-se o X Encontro de Escritores do Mercosul. O evento reuniu autores de vários países, principalmente da Argentina e do Paraguai, assim como representantes de diversos estados brasileiros. Infelizmente, nossos vizinhos uruguaios não puderam comparecer.

O tema do presente encontro foi a Erva-Mate, que mereceu estudos e análises sob os mais variados aspectos. Em analisando a Erva-Mate, que irmana os habitantes do Cone Sul, sobressaiu a figura do guarani. Sim, esse povo a quem devemos o hábito do chimarrão e que ainda merece estudos mais aprofundados.

Diálogos Culturais constituiu-se no lema do encontro de Santa Maria - Coração do Rio Grande - que se realizou no âmbito da 42a Feira do Livro da cidade, contando com o apoio, entre outros, da Universidade Federal de Santa Maria.

Evento de grande significado cultural, irmanou a todos num sentimento de fraternidade: a confraternização estabeleceu-se entre os que se fizeram presentes, os quais puderam, ao longo das palestras propostas, fazer novos conhecimentos ou reencontrar amigos.

Em outubro deste ano, novo encontro de escritores do Mercosul será realizado em Foz do Iguaçu, do lado argentino. Esperamos que o próximo seja tão rico e produtivo quanto foi este: rico em informações, rico em relações humanas, sempre estreitando os laços que nos unem, habitantes da Latino-América.