Os sistemas educacionais brasileiros

No Brasil, como em outros países do mundo, há dois sistemas de ensino : público e particular.

O ensino público, em algumas décadas atrás obtinha excelência em seus cursos educacionais, mas atualmente vem decaindo , levando seus alunos a depreciação em faculdades e até no mercado de trabalho .

O ensino particular , apesar de caro, apresenta resultados otimistas pela sua qualidade de educação .

Há , ainda, aqueles que acabam abandonando os estudos , muitas vezes, por falta de incentivo , ou pela vida vida exterior a escola que lhes oferece mais "lucro", como a venda de drogas.

Para tentar "arrumar" a deplorável situação do ensino público , o governo criou cotas para as universidades, que na opinião de muitos, contribui para a depreciação deste sistema educacional .

Os professores estão desmotivados , por salários baixos, falta de reconhecimento profissional , entre outras razões que acabam prejudicando seu trabalho. Dar mais valor e incentivo aos professores é a primeira solução .

Outra solução viável é incentivar ainda mais os estudos , investir em cursos e tecnologias para prender a atenção e o interesse dos alunos .

O ensino público brasileiro ainda tem muito o que evoluir , cabe a nós confiar que esse processo aconteça rápido .

Natália Faraldo
Enviado por Natália Faraldo em 15/05/2015
Código do texto: T5242720
Classificação de conteúdo: seguro