*Momento Itajubense* Fernão Dias ganha radares para multar motoristas abusados / Aluno da Unifei, Davi Oliveira, ganha prêmio nacional com invento de pesca / Campanha de vacinação termina dia 5 de junho

A notícia do Momento

- Boletim noticioso do futuro jornal de Itajubá -

(Encontre seu imóvel para comprar ou alugar na Imobiliária Gorgulho - - próxima ao Fórum de Itajubá)

- Os motoristas apressadinhos devem tomar cuidado na Fernão Dias a partir da próxima segunda-feira (1º de junho), quando dezenove radares instalados na rodovia passarão a gerar multas por excesso de velocidade. A informação foi divulgada pela Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia de São Paulo a Belo Horizonte.

Dos 19 equipamentos instalados, sete deles estão no Sul de Minas. Os radares foram instalados em fevereiro de 2014, mas não estavam funcionando devido a um impasse entre a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal.

No Sul de Minas, dois dos radares estão localizados em Santo Antônio do Amparo (MG) - no sentido São Paulo; em Carmo da Cachoeira (MG) - no sentido Belo Horizonte; em Estiva (MG) - sentido Belo Horizonte; dois em Camanducaia (MG) - no sentido São Paulo e em Cambuí (MG) - no sentido Belo Horizonte.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o valor da multa para o excesso de velocidade vai de R$ 85 a R$ 574.

.....................................................................................

Aluno da Unifei ganha

prêmio nacional

com invento de pesca

Da secretaria de comunicação da Unifei

- Davi Benedito Oliveira, aluno de Engenharia de Bioprocessos, da Universidade Federal de Itajubá -Unifei - foi um dos vencedores da edição de 2015 do Prêmio Jovem Cientista, com o projeto, “Biossensores nanoestruturados para a monitoração da qualidade do pescado”, realizado sob orientação do professor Alvaro Antonio Alencar de Queiroz. O prêmio será entregue em solenidade no Palácio do Planalto, pela presidente da República, Dilma Rousseff, no próximo mês de junho.

O aluno, de 21 anos, oriundo da Fundação Bradesco, onde cursou o ensino médio antes de ingressar na Unifei, desenvolveu um aparelho sensor capaz de aferir os níveis de degradação do pescado para evitar possíveis contaminações. Ele explicou que baseou seu projeto em duas perspectivas de problemas. Observou que nas escolas da região havia pouca presença de pescado na merenda escolar dos alunos e, ao mesmo tempo, constatou a dificuldade em se trabalhar com o pescado por ser um alimento perecível. “Isso é um dos fatores que impedem a sua inclusão na merenda escolar”- destacou Davi Oliveira.

O aluno da Unifei afirmou também que as más condições do processamento do pescado (captura, armazenamento e transporte) contribuem para a deterioração do produto. Ao constatar esses problemas, Davi Oliveira desenvolveu a sua pesquisa visando buscar soluções rápidas e de fácil acesso à indústria pesqueira, bem como aos consumidores que necessitarem de um controle mais rígido do produto. O vencedor do Prêmio Jovem Cientista também acentuou que “o alto teor proteico da carne do pescado contribui para uma merenda escolar de qualidade, refletindo na melhoria da aprendizagem dos alunos”.

Descrevendo a sua pesquisa, o aluno Davi acrescentou que as Aminas Biogênicas (organismos tóxicos de baixo peso molecular) presentes na carne de pescados, quando entram em contato com o organismo humano trazem graves contaminações. “Desenvolvemos um biossensor nanoestruturado, de baixo custo, que leva uma enzima como sistema de detecção, localizada na ponta do aparelho, capaz de medir a quantidade dessas toxinas e, consequentemente, revelar à boa ou a má qualidade da carne”.

Quanto ao seu sentimento de receber um prêmio de grande importância no cenário da ciência brasileira, o estudante disse que “foi muito gratificante ter o projeto reconhecido”. Completou afirmando que “quando começamos a desenvolver os trabalhos para criar o aparelho, não pensei que pudesse ser um dos vencedores de um concurso dessa magnitude. Desenvolvemos o projeto pensando em contribuir de alguma forma para a solução do problema que encontrei. A notícia que recebi, junto com toda a minha família, me deixou muito feliz”- comentou Davi Oliveira.

O aluno foi recebido no gabinete do reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, em companhia do seu orientador da pesquisa, professor Alvaro Queiroz, e do coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos, professor André Aguiar Mendes. O reitor Dagoberto destacou que a Unifei, mesmo com uma estrutura considerada pequena, “tem boas iniciativas na área científica e tecnológica”. Ele enfatizou que a instituição deve sempre mostrar à sociedade que está prestando serviços ao país. “Esse prêmio, conquistado por nosso aluno, é um exemplo dessa iniciativa”. Observou que o Conselho Universitário, órgão máximo da Unifei, também homenageou o aluno Davi como reconhecimento do seu mérito acadêmico. O dirigente universitário também lembrou que, em 2014, outro aluno da Universidade, Gustavo Meirelles, conquistou o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor.

O professor Alvaro Queiroz enalteceu o esforço do aluno e destacou o papel fundamental do Laboratório de Alta Tensão da Unifei, coordenado pelo professor Manuel Luís Barreira Martinez, “que proporcionou todas as condições para que a pesquisa fosse desenvolvida”. Por fim, comentou que a Unifei competiu com as chamadas grandes universidades do país na área de Engenharia de Bioprocessos e “demonstrou a sua capacidade tecnológica ao conquistar tão relevante premiação”.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu nesta 28º. Edição mais de 1.900 inscrições. O tema abordado em 2015 foi a “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Campanha de vacinação contra a gripe vai até 5 de junho

-A Prefeitura Municipal de Itajubá informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe continua sendo realizada até o dia 5 de junho, sexta-feira da próxima semana. É importante que a população participe da Campanha, uma forma de prevenção da gripe causada pelo vírus influenza, que inclusive já causou uma vítima fatal este ano em Pouso Alegre.

A vacina é destinada a grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas (como doenças respiratórias, do coração, baixa imunidade, entre outras).

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações, como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 28/05/2015
Reeditado em 29/05/2015
Código do texto: T5257957
Classificação de conteúdo: seguro