Gêneros Textuais Estudados até Agora

1) Acróstico

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.15), Acróstico significa composição poética em que as letras iniciais dos versos formam, lidas verticalmente, palavras ou frases.

2) Autorretrato

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.81), Autorretrato significa Retrato de um individuo feito por ele mesmo.

3) Fábula

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.336), Fábula significa narração alegórica cujas os personagens são, em regra, animais , e que encerra lição moral.

4) Diário

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.252), Diário significa que se faz ou sucede todos os dias.

5) Provérbio

É um Gênero Textual com característica predominantemente Dissertativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.620), Provérbio significa sentença de caráter pratico e popular, expressa em forma sucinta.

6) Carta

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.144), Carta significa comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas.

7) Conto

É um Gênero textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.195) Conto significa narração falada ou escrita.

8) Crônica

É um Gênero textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.210), Crônica significa narração histórica por ordem cronológica.

9) Autobiografia

É um Gênero textual que mescla característica Descritiva e Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p. 81), Autobiografia significa pessoa que descreve sua própria vida.

10) Biografia

É um Gênero Textual que mescla característica Descritiva e Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.105), Biografia significa história da vida de uma pessoa, ou obra que dela trata.

11) Cordel

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário "Aurélio" (2010, p.201), Cordel significa cordão.

12) Relato Pessoal

É um Gênero Textual com características predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário “Aurélio” (2010, p.516), Relato Pessoal significa texto narrado com fatos marcantes da vida de quem escreve.

______________________________________________

Atividade feita nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

MillyMinininha
Enviado por MillyMinininha em 23/06/2015
Código do texto: T5286939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.