As características e qualidades das línguas de sinais apontados por alguns estudos linguísticos

Como explicar as características e qualidades das línguas de sinais apontados por alguns estudos linguísticos? Bem, primeiramente vamos entender o que vem a ser a língua de sinais, que consequentemente faz parte da cultura surda e, assim como qualquer outra língua, é carregada de significação social. Sabe-se que para conhecermos um povo e sua cultura é necessário conhecermos sua forma de comunicação, no caso a língua. Esta, ao mesmo tempo em que permite a troca de informações e ideias, veicula discursos, expressa subjetividades e também identidades. O mesmo ocorre com o uso de sinais pelos surdos.  Portanto, ultrapassa os objetivos de uma simples comunicação e se constitui na expressão da identidade de uma comunidade.
As línguas de sinais igualam-se às línguas orais por exercerem as mesmas funções linguísticas na vida de seus usuários. Trata-se de uma língua independente dos demais sistemas linguísticos. Ela é considerada, assim, uma língua natural desenvolvida pela comunidade surda, possibilitando o acesso dessas pessoas a todas as atividades sociais.
Entretanto, a qualidade de vida da população surda é limitada pelas dificuldades de comunicação na língua oral e escrita, daí a necessidade de desenvolver instrumentos confiáveis em língua de sinais com rigor metodológico que inclua as características particulares do povo surdo. No Brasil, é garantido legalmente o direito ao surdo de se comunicar na sua língua natural, ou seja, em libras, sem imposição ao uso da língua majoritária do país, esta será a segunda língua do surdo, é como se fosse uma língua estrangeira para ele.
A propósito, muitas pessoas pensam que a língua de sinais é universal, é única para todos de qualquer parte do mundo, pois basta fazer uma mímica ou gesto e o entendimento acontece. Mas tal concepção é, um tanto, equivocada, pois além de haver várias línguas de sinais (brasileira - LIBRAS, francesa - LSF, espanhola - LSE, boliviana - LSB, venezuelana - LSV...) hoje as pesquisas linguísticas comprovam a complexidade e arbitrariedade presente em todas essas línguas.
Atualmente temos livros de gramática, cursos superiores em Letras, cursos de tradução e interpretação, literatura, artes e muita cultura. Através da língua de sinais pode-se discutir política, economia, psicologia, física, matemática, filosofia, física quântica e outros temas. Para as línguas de sinais a reprodução da forma, do movimento de sua relação espacial é fundamental, logo a criação de sinais icônicos é um fenômeno natural.
Diante de tais evidências, percebe-se que a língua de sinais, aqui no Brasil a libras, é de extrema importância para qualidade de vida do sujeito surdo, pois ela é o veículo que o surdo utiliza para se socializar e construir sua identidade a partir do contato com a cultura e a realidade da sociedade em que ele está inserido e é através dessa língua materna, a libras, que este sujeito se alfabetizará e conhecerá a língua materna do país como sua segunda língua.
Luciana Carvalho dos Reis
Enviado por Luciana Carvalho dos Reis em 19/07/2015
Código do texto: T5316465
Classificação de conteúdo: seguro