QUEM É O SER HUMANO?

A escola pode e deve ser encarada como uma instituição de promoção e crescimento social, um local de conforto, um espaço de construção de saberes sociais e culturais, local onde crianças e jovens sintam segurança, motivação e apoio necessários para florescerem e conquistarem um lugar dentro da esfera social. Nesta mesma linha de raciocínio, o desenvolvimento psicossocial desses seres humanos torna-se de grande importância. A conciliação do desenvolvimento de competências psicossociais e acadêmicas objetivam resultados dentro de um futuro de sucesso. Por conseguinte, a partir desta escola o ser humano tem contato com saberes pedagógicos, com a leitura, com a escrita, desenvolve competências e habilidades diversas, constrói sua formação profissional, sua visão política, sua identificação como cidadão.

A escola desempenha uma função de fundamental importância sobre a vida de um ser humano. Desde a sua formação profissional, nas suas relações sociais, na criação de sua criticidade, formação de opinião, construção de saberes e conhecimentos, interação e preparação para o enfrentamento do mundo.

A escola concebe o ser humano como o único ser que diferencia-se dos demais seres conhecidos e existentes no planeta, por agir com racionalidade e inteligência. Possuindo uma gama enorme de capacidade mental e habilidade para desenvolver e criar meios e objetos capazes de simplificar a fabricação de um produto, relacionar-se socialmente, interagir com outras pessoas no meio onde vive no exercício de uma arte e adquirir conhecimento.

Evidencia-se que a escola cumpre o papel de promover relações a cerca de quem é o ser humano, de acordo com o seu hábito, sua consciência, sua diversidade, sua religiosidade, seu comportamento, seu costume, sua cultura, sua capacidade em analisar e refletir suas atitudes. Na execução, planejamento e praticidade de seus trabalhos. É na escola onde ocorre a formação de cidadãos com críticidade, autonomia, sociabilidade e cultura, que enxerguem seus direitos e cumpram seus deveres.

Pois, mesmo dotado de razão e uma inteligência inigualável, comete desatinos, violências e destruições em nome de um progresso e de uma tecnologia avançada que pode ser classificada como uma ambição desenfreada e momentânea. Causando com isso, desequilíbrio em toda a natureza, obtendo como consequência o caos.

A culminância disso são as altas temperaturas provocadas em várias partes do planeta, as cheias, chuvas em excesso, avanço das marés, terremotos, tsunames, o desaparecimento de várias espécies de animais e plantas, o surgimento de doenças inexplicáveis pelos cientistas, etc.

Define-se também, por ser um ser capaz de amar, chorar, sorrir, indignar-se, aceitar, desprezar, realizar façanhas maravilhosas, descobrir e utilizar tecnologias nunca imaginadas por qualquer ser humano, construir modelos arquitetônicos incríveis e complexos, realizar transplantes de órgãos delicados, mas também é capaz de promover guerras absurdas por puro egoísmo, destruir florestas inteiras por pura ganância, praticar violências por intolerância e falta de amor. Falta de Deus.

Salvador, 01/06/2015. Carlos Souza.

CSouza
Enviado por CSouza em 29/07/2015
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