Jornet...?

Jornal, coisa tão comum, que às vezes nem nos damos conta se já o lemos ou se estpor ler. Coisa de todo dia, como o pão nosso. E os jornais de hojendia têm a vantagem de já virem mastigados, via internet.

É praticamente só engolir aquela catadupa de informações. Ou desinformações, pois entre o fato e sua interpretação pode haver muito chão. Isso se não estiver ela no espaço, pois voa-se mais ainda nesse pedaço.

Não é que sejam coisa do passado o jornal na banca comprado ou no capacho da porta de entrada jogado. Têm lá sua serventia, e a leitura é até mais amena do que na tela do computador, pois dá trabalho às mãos, e permite o ajuste da distância para melhor foco. Ou fofoca.

E o curioso é que não importa o número de jornais que se lê num só dia, a variedade de notícias quase não muda, a não ser algum enfoque localizado, logo deixado de lado.

E nesse contexto, quantas manchetes se lêem, duma sentada? Dezenas, dúzias, é mínimo. Mas quantas delas são lembradas, guardadas, por seu impacto, sua apresentação? Pra mim, nenhuma, ou quase.

E curiosamente me vêm à lembrança agora três delas, mas todas elas de décadas atrás. E ficaram ganhando poeira na mente:

- Orós espera por nós

- Jango: da Paraíba à Vila Militar

- Ike confirmou Dulles

E mais que estas três não tem jeito, não consigo me lembrar de nada, apesar das centenas que surgem duma vezada. Mas três tá bom. Nem a Trindade Santíssima vai eço,aém.

Tendo visto a governadora-eleita do Rio de Janeiro estampada nas páginas de "O DIA", disfarçada de índia, dou-me conta de que os portugueses que por aqui aportaram há cinco séculos (e per saecula saeculorum) tinham razões de sobra para celebrarem e se

extasiarem com a naturalidade e o frescor dos nativos desta Santa Terra de Vera Cruz.

Basta ler a Carta de Caminha. E não é dica minha. E uma das peças mais interessantes de nossa literatura, cuja gênese confunde-se com o nascimento do próprio Brasil. E quando disse acima "disfarçada", não acertei bem na expressão desejada (o que não signifique que esteja livre de uma flechada bem mirada. Quis dizer vestida. Mas aí entra o problema, que não é da língua propriamente. Afinal os índios nestes

admiráveis e confortáveis trópicos não precisavam se vestir, tamanha a docilidade do clima.

Sem poder recorrer de pronto a um Aurélio ou um Houaiss, e sem querer me estender por demais, vem-me à cabeça - ainda sem cocar - a expressão adereçada. E me parece a mais acertada. E que continue esta nossa terra, depois de Benedita, a mais abençoada. E a indiaiada, respeitada. Afinal, somos - muitos de nós - seus hóspedes. Não convidados, mas quão chegados...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 27/08/2015
Código do texto: T5361121
Classificação de conteúdo: seguro