* Momento Itajubense *Você vai pagar para estacionar em Itajubá/// Pimentel ganha processo de calúnia contra revista Isto É ///Aeroporto de Itajubá ganha R$ 76 milhões

A notícia do Momento

Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá

Zona Azul começa a operar no dia 15 de setembro

- A Prefeitura de Itajubá implantará estacionamento rotativo pago, Zona Azul, no Centro da cidade a partir de dia 15 de setembro, segundo informação oficial de seu portal. O serviço será da Cermob Tecnologia Ltda, que colocará bilhetes eletrônicos de R$ 3,00 (carros) e R$ 1,50 (motos) a venda no comèrcio local e pela internet.

Os motoristas deverão digitar a placa do veículo em pontos comerciais e o sistema reconhecerá o pagamento do estacionamento na rua utilizada. A fiscalização será feita por monitores da Cermob, que acionarão a guarda municipal quando o motorista pagar o estacionamento. A autuação só acontecerá, entretanto, a partir de 15 de outubro. O motorista que não aderir ao serviço nesse período receberá apenas um aviso.

Wenceslau Braz

A Prefeitura de Itajubá tomou como referência para região coberta pelo serviço, o busto de Wenceslau Braz, na praça do mesmo nome (da Casas Pernambucanas). Nos 300 metros ao redor do busto vigirá a área 1, com máximo de permanência de uma hora. A 450 metros do busto, a área 2, com permanência máxima de duas horas.

Quem não pagar o estacionamento rotativo cometerá infração de trânsito leve, com multa de R$ 53,00 e três pontos na carteira de habilitação.

Governador de Minas ganha processo contra revista nacional

Com informações do Comunique-se

- O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG - condenou a revista Istoé e o jornalista Hugo Marques a indenizarem o governador Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais, em R$ 60 mil por calúnia e danos morais. A revista teria noticiado o envolvimento do político no escândalo do Mensalão, apontando o petista como “operador de remessas ilegais”.

A decisão divulgada, quarta-feira, 19, confirma a sentença do juiz Geraldo David Camargo, da 30ª Vara Cível de Belo Horizonte, determinando que a condenação seja publicada em edição impressa e mantida no site do veículo de comunicação.

Para o Manoel dos Reis Morais, relator do recurso, jornalista e a revista não confirmaram as informações publicadas e “interpretaram equivocadamente os fatos apurados” . Segundo os autos do processo, a Istoé publicou, em março de 2010, em três edições reportagens assinadas por Marques com acusações a Pimentel sem que o político fosse efetivamente denunciado ou indiciado no escândalo de corrupção.

“Não se pode perder de vista que a matéria jornalística foi publicada em ano eleitoral e que Pimentel exercia à época função de coordenador da campanha para a presidência, sendo patentes as repercussões negativas”, ressaltou o relator, que ainda concluir que a IstoÉ abusou do exercício da liberdade de expressão jornalística.

No recurso, a IstoÉ alega que não teria caluniado o então ex-prefeito de Belo Horizontes, porque publicou informações com respaldo de documentos recebidos por autoridades. A revista ainda diz que críticas a figuras políticas são parte do direito à informação. O valor de R$ 60 mil deverá ser corrigido com juros de 12% ao ano desde a data das publicações, em março de 2010.

////////////////////////////////////////////////////////////////////

Aeroporto de Itajubá - Será que agora vai ?

- O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), anunciou nesta segunda-feira (24), uma série de obras nos aeroportos regionais de Itajubá, Três Corações e Manhuaçu. No total, serão investidos R$ 77,2 milhões.

Em Itajubá, está prevista a finalização do aeroporto, que começou a ser construído em 2011. Para isso, foram disponibilizados R$ 70,6 milhões. Segundo o governo, aproximadamente 56% do projeto de construção foi executado até o momento.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), as obras em Itajubá foram retomadas na segunda quinzena de julho, após oito meses de paralisação. Para os próximos meses, devem ser construídos o pátio de aeronaves, a pista de pouso e decolagem, o terminal de passageiros e a seção de salvamento e combate a incêndio, além da implantação da sinalização luminosa de pista e obstáculos. A previsão é que sejam concluídas em 2018.

Para o aeroporto de Três Corações, também no Sul do estado, o governo disponibilizou R$ 6,1 milhões para pavimentação da pista de pouso e decolagem, construção de pátio para aeronaves e espaço para táxi aéreo. O aeroporto não opera desde 2013, quando foi constatado que a pista de terra batida apresentava risco para as aeronaves.

No aeroporto de Manhuaçu, na Região Central de Minas Gerais, estão previstas a compra e instalação da sinalização de segurança necessária para o espaço operar voos noturnos. O valor dos recursos disponibilizados é de R$ 566 mil.

Segundo a Setop, as obras em Três Corações e Manhuaçu estão em fase de mobilização, e devem ser iniciadas nas próximas semanas.

tópicos:

Itajubá, Manhuaçu, Minas Gerais, Três Corações

..........................................................................................

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 28/08/2015
Reeditado em 28/08/2015
Código do texto: T5361950
Classificação de conteúdo: seguro