06 DE JANEIRO DIA DOS SANTOS REIS

LOUVAÇÃO AOS MAGOS REIS.

Sendo originária na Europa, a festa de Reis também é tradição brasileira, comemorada no sexto dia de cada ano.

Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, nobres, ricos e sábios seguiram o lume de uma estrela maior, que seria conhecida futuramente como estrela de Belém, pois após estudos eles concluíram ser através dela chegaram no local que a força Crística havia se tornado carne. Ao chegarem no local onde Jesus nascera presentearam-no com o que na época era valioso: ouro, mirra e incenso, simbolizando realeza, divindade e imortalidade.

Segundo a tradição oral, representavam toda a humanidade e sua etnia sendo um negro, outro branco e o terceiro moreno, representando.

Em muitos locais da Europa a Festa de Reisado é celebrada com mais pompa e devoção que o Natal, sendo os presente trocados apenas nessa data, sendo que somente no dia seis de janeiro é que eles eram colocados no presépio e a imagem do menino Jesus é trocada por uma maior no colo da Virgem Maria, sua mãe.Culturalmente é no dia de Reis que o presépio é desmontado juntamente com os enfeites natalinos.

Em muitas cidades do interior do Brasil, os festejos são chamados Reisados ou Folias de Reis, festas que tornaram-se folclore e em cada região adotaram formas de manifestações tradicionais diferenciadas, sempre com danças, desafios, festas, danças e muitas orações. Acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as "companhias" vão de casa em casa cantando seus muitas vezes seculares versos ao ritmo do som de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. As comitivas se fardam e colocam máscaras. O restante da companhia uniformes (calças e camisas sociais).

Nesse festejar o embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira, cria os repentes desenvolvendo a temática que rememoram toda a profecia do período dos Reis Magos, detalhando sua viagem. Nos dias que antecedem o dia de Reis as companhias vão de porta em porta , visitando e cantando os versos somente nas casas que tem a imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.

As famílias que recebem a visita do Reisado em suas casas, que representa a visita dos Reis Magos a Jesus, devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador que a guarda enquanto objeto sagrado e de adoração.

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SALVE OS SANTOS REIS...

SAIBAM UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ACESSANDO O LINK:

http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2013/01/quem-foram-os-reis-magos.html

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 06/01/2016
Reeditado em 06/01/2016
Código do texto: T5501705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.