Em prol da modernização Católica

A influência da religião católica, no mundo, é inegável. Entretanto, nos últimos anos, o uso da camisinha e o aborto, questões em que a Igreja se posiciona contrariamente, têm sido defendidos nos locais em que a maioria da população é católica. Isso não seria uma contradição? Então, o que mudou?

A sociedade evoluiu e a Igreja Católica não acompanhou essa evolução. Mesmo nos locais em que existe um maior número de fiéis, defende-se questões em que a religião se posiciona de forma contrária. Isso porque, as pessoas entenderam que não se pode “tapar o sol com a peneira” e proibir o uso da camisinha ou o aborto quando a realidade mostra que a AIDS só faz crescer no mundo, principalmente na África, e os abortos, ilegais ou não, continuarão a ocorrer. Por isso, é que, no México e em Portugal, o aborto foi legalizado recentemente, e, no Brasil, campanhas a favor do uso da camisinha foram realizadas. Essas medidas tomadas foram importantes, pois deixaram claro para o mundo que os Estados laicos devem agir como tais, e não, seguir regras conservadoras que prejudiquem a saúde pública.

No mundo atual, ser contrário ao uso da camisinha é ser alienado e conservador. A Igreja, portanto, deve evoluir e reconhecer que o presente nunca será igual ao passado. Assim, deve manter o seu papel de formadora de opinião, mas sendo coerente com a realidade mundial. Entretanto, é preciso reconhecer que distribuir camisinhas ou legalizar o aborto não são soluções, e que medidas concretas de reeducação sexual devem ser tomadas, já que somente o acesso e a conscientização da população resolverão os problemas ligados ao sexo, principalmente, para os jovens, que se encontram em fase de formação.

>> O que vocês acharam? O tema foi: "discuta a postura da igreja quanto ao uso da camisinha". Quanto vocês acham que eu tirarei?

Bruno Pondé
Enviado por Bruno Pondé em 04/07/2007
Reeditado em 05/07/2007
Código do texto: T551694