Partindo para a batalha

Os anos mudam, mas os fatos e acontecimentos parecem imutáveis e dependentes da falta de iniciativa de todos, o que reflete na atual condição de pobreza vivenciada mundialmente.

O conceito de pobreza está associado á “distância econômica” e é essa distância que causa a distribuição errônea e desigual dos recursos. Creio que a maioria das pessoas tenha conhecimento desses fatos, porém como membros de uma sociedade, devemos lutar para extinguir essa realidade.

Para isto devemos tomar medidas “ambidestras” em níveis “macro” e “micro” que atuem em conjunto.

Em um nível micro as atitudes deveriam partir de cada cidadão com uma maior conscientização de ajuda ao próximo através da criação e incentivos a programas que trabalham com voluntários e criar uma cultura de trabalho e auxílio pessoal dentro desses projetos onde cada um ensinaria aquilo que possui aptidão gerando multiplicadores de conhecimento, levando atividades culturais e educacionais para crianças e adultos que não tenham fácil acesso a esse tipo de estímulo sempre enfatizando o trabalho a inovação e o desenvolvimento das aptidões naturais de cada cidadão.

O que foi supra mencionado necessitaria de uma abrangência maior caracterizados pelo nível de planejamento macro, onde deve existir o gerenciamento de políticas públicas que dariam verbas para os projetos a partir da tomada de consciência das disparidades econômicas.

Acredito que o principal pilar para acabar coma pobreza seja a educação, uma vez que a pobreza não esta relacionada apenas a escassez de recursos, mas também à falta de conhecimentos e carência emocional.

Por isso devemos começar com uma conflagração interna para possuirmos a consciência de que fazemos parte do mesmo corpo que depende de todas as funções para seguir adiante.

É tolice tentar lutar por sonhos vãos de querer consumir cada vez mais para sustento do nosso estoque de vaidades individuais enquanto o planeta grita por socorro e nossos semelhantes pedem por acolhimento.

Ignorar os acontecimentos e simplesmente “tentar viver” significa cometer um suicídio por estrangulamento pelas próprias mãos.