A URBANIZAÇÃO INTERFERE NA QUALIDADE DE VIDA E NO MEIO AMBIENTE?

O processo de degradação ambiental do Brasil começou com os índios realizando o escambo com os portugueses, os índios cortavam a árvore do Pau-Brasil deixando-as em feitorias para que os portugueses dessem bugigangas em troca. Com o passar do tempo, em 1532 iniciou-se a economia açucareira em São Vicente, que localiza-se em São Paulo. A partir dessa época, os brasileiros já começaram a querer lucrar mais, sem que houvesse uma preocupação com a natureza, uma das marcas da globalização e do capitalismo consolidados no século XXI.

Com o capitalismo exigindo cada vez mais das pessoas, a vida delas acaba tornando-se caótica, tanto na economia quanto na saúde. Pois, as pessoas só pensam em se informar e trabalhar e por este motivo acabam esquecendo da vida social, familiar e principalmente do meio ambiente. Já a saúde é muito mais prejudicada, pois segundo estudos da psiquiatra Laura Helena as mulheres, geralmente, apresentam distúrbios e mudanças de humor, enquanto os homens ficam mais propensos a problemas de controle e abuso de drogas.

Todavia, o sexo feminino e masculino apresentam problemas em comuns, como: o estresse e o ganho de peso, o que é muito frequente. Um dos problemas preocupante do ganho de peso, é o surgimento e o aumento do Colesterol ''mal'' o LDL que se acumula na corrente sanguínea chamada de Placas de Ateroma, fazendo com que o sangue passe com mais pressão, o que pode causar um Ataque Cardio Vascular, um problema enfrentado pela maior parte da população, por conta da má qualidade de vida.

O problema ambiental e a qualidade de vida são questões intimamente relacionadas ao contigente populacional, vindos principalmente do campo. A maioria das pessoas procuram latifúndios no Pampa Gaúcho, pois o solo é o melhor do Brasil chamado de Terra Rocha que contém Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK).Só que, a disputa por terras e exportação dos produtos é muito grande e cara, e isso faz com que as pessoas desistam do campo e voltem para a cidade em busca de melhores condições de vida. Fazendo com que a população e a poluição aumentem.

Infere-se que o governo invista em projetos e campanhas para diminuir o efeito estufa, que a população seja mais consciente e informada para que o lixo seja descartado corretamente, o governo precisa investir mais nas áreas rurais, oferecendo moradia, saneamento, empregos e uma parte dos latifúndios que não são utilizados e que haja uma maior flexibilização do mercado de trabalho, para que os trabalhadores possam ter uma vida mais digna e saudável.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 13/03/2016
Código do texto: T5572503
Classificação de conteúdo: seguro