MOBILIDADE NO SÉCULO XXI

A mobilidade é um tema amplo, que ultrapassa a discussão sobre o trânsito, classes sociais, envolve também questões relativa da ocupação dos territórios, ao crescimento econômico e social do país. Ela tem impacto direto sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas, já que com a consolidação do capitalismo no século XXI a vida da população tornou-se mais agitada e estressante.

Desde 1532, com a economia açucareira no Brasil, a mobilidade social já passava por transformações. Pois, havia o Senhor de Engenho, trabalhadores livres e escravos, e nessa pirâmide social o escravo não tinha o direito de melhorar de vida. Já a falta de mobilidade nos centros urbanos surgiu por volta so século XX, pois diversos fatores impulsionaram esse problema, dentre ele: A Segunda Revolução Industrial, cujo sua principal característica foi as indústrias automobilísticas, que logo chegaram ao Brasil.

Diante dessa nova etapa brasileira, a partir de 1920 durante o governo de JK a economia do Brasil se desenvolveu, pois as multinacionais se instalaram em regiões brasileiras e houve a criação das estradas, como por exemplo: A Transamazônica. Literalmente, o pensamento positivista de Augusto Comte foi posto em prática quando disse que o progresso é necessário.

A industrialização brasileira apresenta maniqueísmo, pois o contigente populacional agrava a falta de mobilidade nos centros urbanos, isso ocorre porque muitas pessoas saem do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida, aumentando o estresse, principalmente das pessoas no trânsito e a poluição aumenta bastante. O Brasil assume um lugar importante entre as maiores economias do mundo, já que atualmente faz parte do grupo de países emergentes, o Brics. Fortalecer e melhorar a economia brasileira, é um grande desafio, pois o mesmo já perdeu investimentos por causa da falta de mobilidade e infraestrutura.

Infere-se que o governo invista mais no campo, colocando a lei Estatuto da Terra em prática, invista nas propriedades rurais para que as pessoas possam melhorar suas condições de vida produzindo em latifúndios, que haja projetos de sustentabilidade para diminuir a poluição e o trânsito melhore, como: ciclovias, lei de incentivo à carona e que as passarelas sejam mais limpas e tenham infraestrutura para que a população a utilize, diminuindo os sinais de trânsito nas cidades.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 26/03/2016
Código do texto: T5586042
Classificação de conteúdo: seguro