A República Corroida

Em 1984, após 20 anos de ditadura, iniciou-se a transição democrática no Governo brasileiro, onde o primeiro presidente civil, assumiu o cargo pelo processo de eleições indiretas. Hoje, o que falta à democracia brasileira? Com tantos problemas em jogo, o poder de um presidente é limitado, pois há resistências por toda parte dos que estão sujeitos ao poder e também, existem pessoas rivais querendo tirar o poder de um presidente.

A exemplo de Lula, muitas pessoas sairam da pobreza, fazendo com que o país alcançasse uma posição de prodígio no mundo. Por que diante desses feitos de Lula, ainda nos deparamos com a crise política? Porque por trás desse sucesso brasileiro estava uma elite corrupta do PT. Lula governou o Brasil e com muito dinheiro conseguiu resolver o problema do alto preço dos produtos, entretanto, convém afirmar que uma boa parte do tanto de dinheiro arrecadado devido ao Boom da economia brasileira não foi para investimentos e sim para o consumo resultando em dívidas e problemas fiscais.

Ainda que o Brasil tenha a Constituição, códigos, leis, decretos e um emaranhado legal, não conseguimos fugir da crise na democracia, pois os atos de corrupção por parte dos políticos não é vigiada e analisada com muito vigor, mas por meio de delações premiadas dos corruptos presos, são revelados os esquemas de desvio da economia, como no caso a Petrobras. Talvez essa prática de delação chame a atenção das autoridades e da população acerca das pessoas que manobram o dinheiro de forma ilícita.

O que deve fazer para que haja uma democracia representativa no Brasil? Primeiro de tudo, o estado deve garantir a educação de qualidade para todos os brasileiros, garantir a liberdade de comunicação para vigiar os problemas no Brasil, o estado deve ser laico e os governos não devem se utilizarem mais dos recursos, bens e servidores públicos para beneficiarem seus candidatos.

Fredson Soares
Enviado por Fredson Soares em 04/04/2016
Código do texto: T5595086
Classificação de conteúdo: seguro