(Re)Formando Pensamentos...


Sempre gostei de aniversário. É o nosso ano novo. Nosso (re)começo. Hora de (re)pensar nossa vida. Nossas escolhas. Nossas atitudes.

É, também, tempo de abandono de velhos hábitos e instalação de novas atitudes, novos olhares, novo sentir...

Neste mergulho em nosso mundo nos damos conta que “aquela reforma”, prometida desde sempre, ainda não aconteceu completamente. 

Há resquícios de sentimentos vencidos atrapalhando a cura de alguns males. Há frascos de sentimentos, que há muito, não passam de placebos. A vida vai continuar a mesma com ou sem eles.

Alguns armários precisam ser abertos. Há muita coisa para ser jogada fora. Antes de dar início a reforma precisamos nos cercar de cuidados. Usar os EPIs, pois toda reforma, pessoal  ou não, envolve alguns perigos.  

Um pouco de fé, otimismo e coragem nos protege contra os agentes exteriores, causadores de danos, muitas vezes irreparáveis, o que coloca em risco toda obra. Para evitá-los devemos estar munidos de muita coragem, firmeza de coração, decisões contundentes e disposição para o arrependimento e desapego.

Mesmo usando EPIs e cercados de todos os cuidados o confronto é inevitável, as velhas tralhas escondidas no porão da alma vêm à tona, não querem ser lançadas fora, teimam em continuar ocupando um espaço que julgam ser delas. 

A reforma só será eficiente se usarmos os materiais corretos, na medida certa. Para tanto devemos estar dispostos a melhorar nossa relação com Deus, conosco e com o outro. Esta atitude permite que nosso interior seja descortinado deixando a mostra todo o espaço a ser trabalhado/melhorado.

Toda reforma exige muito trabalho, esforço e perseverança, portanto precisamos ter disposição para enfrentar situações desagradáveis, além de coragem, força, fé e ânimo para continuar mudando. Mas, quando ela começa por dentro, no lugar onde as decisões são tomadas, certamente alcançará as fronteiras de fora e, por consequência, todos os aspectos da vida serão afetados.

Desnudados e inundados pela luz interior tomamos consciência de quem somos e onde precisamos realizar reformas. Sem aprofundarmos estas relações qualquer reforma está fadada ao fracasso, provavelmente nem será iniciada. O trabalho pode ser árduo, mas é um processo necessário se desejamos viver a plenitude de nossos sonhos. Muitas vezes precisamos ir até a fronteira para encontrar/desvelar a pessoa que existe em nós...
 
Reforma Pessoal*

Resolvi fazer uma pequena,
Mas significativa reforma.
Vou trocar a cor pálida
Que envolve minha alma
Por um vermelho ardente.
A emoção, até então contida,
Há muito tempo recolhida
Dará lugar à vida, a paixão.
No lugar da alma fria e vazia
Um coração ardente, apaixonado.
Vou limpar todos os espaços,
Jogar fora a frustração, o medo,
A dor, as mágoas, a solidão, 
Não quero nada que entristeça meu coração.
Quero de volta a alegria, a harmonia,
Vou fugir da escuridão, quero luz,
Som, só se for de uma gostosa gargalhada,
Nada de soluços contidos!
Silêncio só aquele que me faz bem,
Ajude-me a encontrar a paz,
Não quero mais esse coração doente,
Essa alma vazia, esse olhar tristonho!
Quero de volta meus sonhos,
Vou buscar minha felicidade
Reaprender a amar e perdoar,
E se chorar que não seja de dor,
Mas se for que seja passageira,
No corpo, nunca na alma...
Quero de novo encantar-me
Longe dessa melancolia,
Dessa letargia... Cansei dessa agonia!
Vou fazer minha reforma pessoal!
(Poesia escrita em 30/08/2007- início da reforma rss)
 
Este texto faz parte do Exercício Criativo - 
REFORMA. Saiba mais, conheça os outros 
http://encantodasletras.50webs.com/reforma.htm
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 09/05/2016
Reeditado em 06/09/2018
Código do texto: T5630171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.