O USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL

O que são agrotóxicos? Os agrotóxicos causam problema à saúde humana? O uso de agrotóxicos apresenta maniqueísmo? Os agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, pragas ou plantas no ambiente rural e urbano, podendo causar várias doenças como: câncer, má-formações, abortos, desregulação hormonal e intoxicações crônicas, um problema enfrentado diariamente pelos brasileiros.

Muito estudado desde a primeira Guerra Mundial( 1914-1918), os agrotóxicos foram mais desenvolvidos e utilizados na segunda Guerra Mundial( 1939-1945), pois a maioria dos países estavam destruídos e precisavam alimentar a população. Foi a partir da crise na produção de alimentos que os agrotóxicos ajudaram esses países a se reconstruir. Como os agrotóxicos são uma marca de desenvolvimento, o Brasil, para mostrar uma economia desenvolvida e exportar mais, introduziu esses produtos na agricultura.

Não obstante, o uso de agrotóxicos apresenta maniqueísmo, pois não trouxe só benefícios, muitos lençóis freáticos, água de córregos, rios e aquíferos estão poluídos por conta das substâncias químicas e o uso de agrotóxicos causa intoxicação, tanto nos homens quanto nos animais e no meio ambiente, segundo pesquisas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo diante das pesquisas que mostram os males dos agrotóxicos, o governo brasileiro ainda não tomou medidas cabíveis.

Um fator que colaborou para colocar o Brasil, no topo de consumo dessas substâncias químicas foi a liberação do uso de sementes transgênicas no país. O cultivo dessas sementes exige o uso de grande quantidade de agrotóxicos. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de transgênicos (sementes geneticamente modificadas), ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante do exposto, é necessário que o governo brasileiro invista em projetos de larga escala de agroecologia, pois nesse tipo de plantio são usadas técnicas agrônomas e que o Instituto Nacional de Câncer( Inca) junto com a Organização Mundial da Saúde( OMS) sejam mais eficazes nas fiscalizações e revisem a liberação dos produtos químicos no país, principalmente os prováveis agentes cancerígenos.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 15/05/2016
Código do texto: T5636611
Classificação de conteúdo: seguro