O animal nasce pronto? Só o ser humano se desenvolve ao longo do tempo?

O argumento de que o animal tem todas as características de um ser humano, que se desenvolve ao longo do tempo, é válido com relação aos aspectos sociais e de operação para a vida em geral que, obviamente, não contemplam um filhote de qualquer animal. Ele, o animal, tem que aprender tanto quanto qualquer ser humano a se desenvolver socialmente (tem que interagir com outros animais) e tem que aprender, tanto quanto qualquer ser humano a lutar pela sobrevivência, operar no meio ambiente para obter alimento, segurança e para procriar. Mas, um cavalo, um cachorro, um macaco é sempre um cavalo, um cachorro e um macaco. O desenvolvimento biológico já forneceu a ele todas as atribuições e ele não pode deixar de ser um macaco, um cavalo ou um cachorro. Ao contrário o ser humano só se torna realmente ser humano quando é educado, quando é aculturado, o que inclusive pode retroceder. Alguém que é condenado pela justiça por cometer um crime (que ele efetivamente cometeu) é rebaixado à condição de preso, ele perde a liberdade, ele perde a autonomia e deixa de ser cidadão pleno, ainda cidadão, claro, mas perde muitos direitos. Nesse sentido, tornar-se ser humano é algo que nós aprendemos ao longo da vida e isso falando não só filosoficamente, mas também, espiritualmente e moralmente, porque não se pode excluir os conceitos psíquicos de valores, ideias e ética do bojo do conceito de ser humano. É a isso que eu me refiro quando digo que o animal nasce pronto. Porque mesmo que um cachorro conviva toda sua vida com seres humanos, ele nunca terá "o direito" de se perguntar certas coisas, nunca passará pela cabeça dele a seguinte frase: "Porque eu sou um cachorro?" Não. Ele já é desde o nascimento um cachorro pleno, com todas as atribuições caninas possíveis disponíveis para ele, falando moralmente, eticamente e espiritualmente. Só o ser humano pode perguntar: "Porque sou assim?" "Porque não sou de outra forma?" E inclusive deixar de participar, renunciar à procriação ou ao jogo erótico ou à sexualidade, por exemplo. Coisa que um animal não pode fazer. O atributo biológico da procriação está ligada a ele, é ele, em suma. E não mudará a não ser por condições adversas (condições adversas à procriação, não condições simplesmente diferentes como no ser humano) à procriação.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 27/05/2016
Código do texto: T5648924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.