VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Qual é o papel da escola na sociedade brasileira? O que é um ato de violência? O que é um estado de violência? Ainda que a escola tenha o papel de expandir os conhecimentos, seja um lugar de sociabilidade positiva, de aprendizagem de valores éticos e de formação de espíritos críticos, pautados no diálogo, no reconhecimento da diversidade e na herança civilizatória do conhecimento acumulado. Na verdade, não é isso que acontece todos os dias, já que toda semana são noticiados casos de violência nas escolas brasileiras, uma situação lamentável no Brasil.

A violência nas escolas tem suas raízes históricas causadas pela falta de expressão, principalmente quando foi criado o Ato Constitucional(AI-5), por isso é um problema amplo que atravessa gerações, ou seja, persiste até os dias de hoje, uma situação inconcebível que precisa ser resolvida imediatamente. É indubitável que o vínculo com a globalização e a exclusão social tenha aumentado o índice de violência que saiu da escola e está na família, ou seja, o ato e o estado de violência são encontrados em outros meios.

Independente se os adolescentes e crianças estudam em escola de rede pública ou privada, elas precisam ter atenção da esfera municipal, estadual e federal, já que segundo o Neoliberalismo que prega o Warfare State( Estado de bem-estar social) todos os cidadãos independente da sua renda devem ser protegidos pelo estado, portanto fica claro que se o Brasil adotasse essa medida o problema de violência nas escolas ia diminuir, já que abordagens nas escolas não é uma situação plausível, pois causa constrangimentos aos alunos.

Medidas de rumos precisam ser feitas, para isso é necessário que a direção e corpo docente da escola sejam orientados pelo governo brasileiro, que a esfera municipal, estadual e federal invistam em campanhas nas ruas e redes sociais para combater a violência nas escolas, a Constituição Federal precisa estabelecer claramente a necessidade da integração entre família, sociedade, comunidade e Estado no processo de educação de crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente junto com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação realizem imediatamente um debate efetivo acerca dos problemas relacionados à escola.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 05/06/2016
Código do texto: T5658280
Classificação de conteúdo: seguro