O QUÊ FAZ AS PESSOAS SE APROXIMAREM DE SEUS CONJUGUES?

Todos nós temos um órgão importante no nariz. Ele se chama ÓRGÃO VÔMERO-NASAL.

Vou mostrar-lhes como funciona inconscientemente: vamos a uma reunião e nos deparamos com uma pessoa que não conhecemos: ela pode estar quieta, bem vestida, penteada, não abriu a boca, mas sentimos uma de duas reações por ela: "Que pessoa chata, jamais conversaria com ela!" Ou ao contrário: "Que pessoa simpática, gostaria de conversar com ela!"

O que nos leva a estas reações? Nosso órgão vômero-nasal captou o odor da pessoa, por vezes a uma distância não tão próxima, entrou pelo nariz e inconscientemente nos deu um perfil do personagem, baseado em vivências que já sentimos.

Muitas vezes acostumamos com reações maravilhosas de nossos parentes próximos e isto nos faz preferir pessoas semelhantes, do mesmo modo que mesmo tendo carinho por parentes complicados, podemos nos aproximar de outras pessoas complicadas e as aceitarmos, mesmo comendo pão que o diabo amassou...

Como consequência, conhecemos pessoas que sofrem com seus "aliados", mas vivem as tristezas, pois se acostumaram com os parentes.

Como resolver isto? É possível solucionar estes fatos, olhando para dentro de nós, procurando ver com quem vivemos, como agir com carinho e darmos chance para que façamos mudanças neles e em nós, percebendo que as pessoas conflitantes, não são assim porque querem, mas por terem engolido muitos traumas.

Fingir que sou feliz, não muda o nosso cheiro.

Costumo dizer aos meus clientes e amigos algo que aprendi há um bom tempo: precisamos estar sempre olhando para dentro e respondendo a quatro questões básicas: OQUECOÇÔ? OQUECOQUERO? PRONDECOVÔ? e COMECOVÔ?

Estas perguntas e suas respostas honestas, devem ser feitas a cada dúvida, a cada problema, para acharmos nossas soluções. Nunca falsas, "quebra-galhos", ou "malemenos".

Por mais que isto possa nos angustiar, este é um jeito adequado.

Se sentirmos dificuldades, podemos ser amigos de um Psiquiatra, ou de um Psicólogo bem formado, sem crermos que os dois profissionais são "Taxadores de Loucura", ou vâo nos tratar como loucos.

O medo cria idéias falsas, como defesas que complicam o nosso "status".

A maior recompensa que temos na vida é sermos felizes, para criarmos a tranquilidade e a felicidade consequente em nossos amigos.

Abraços a todos.