Política poder (de quem?).

Passei alguns dias refletindo sobre o assunto e confesso que ainda pairam algumas dúvidas sobre o que seja isso. Muitos podem até dizer que sou ignorante por não compreender algo tão simples e tão na mídia, atualmente, mais ainda neste período. Então eu começo o texto perguntando a você. O que é a política? O que é ser político? Qual a diferença entre política e politicagem?

Alguns podem começar respondendo-me que não sabem e ainda que tenha raiva de quem sabe. Outros podem utilizar-se do senso comum para responder que a política seja a disputa entre dois ou mais candidatos e que os políticos são as pessoas que concorrem às eleições. E que a política não tem nada a ver com a politicagem.

Talvez esse seja o pensamento de muitos cidadãos brasileiros, em que a grande maioria não quer nem saber de política, principalmente, aqueles mais esclarecidos e formadores de opinião. Enquanto não se debater os verdadeiros conceitos da política, do político e esclarecer a diferença entre a política e a politicagem, iremos continuar andando como caranguejo, onde o horizonte é apenas um destino inatingível por andarmos em direção oposta.

Atualmente, termos como política e político, principalmente, causa repulsa por parte da maioria da população brasileira, termos tão desgastados pela mídia, devido aos vários casos de corrupção deflagrados por operações da Polícia Federal, mais especificamente pela Operação Lava-Jato. Pessoas que emporcalham esses termos, fazendo com que haja uma generalização, por parte dos populares.

Muitos desconhecem o que vem a ser de fato a democracia que é a forma de governo em que o povo exerce a soberania, que em tempos de eleições o que impera é o capitalismo exercido pela aristocracia de quem dá mais é quem leva.

Já está mais do que na hora de mudarmos os rumos da nossa nação, do nosso estado, do nosso município. Vamos falar de política, mas, da política verdadeira, essa, capaz de transformar a realidade de um povo para melhor. Vamos esquecer a paixão partidária, por que ela só interessa, para alguns, nesse período, depois tudo é esquecido e quem vai sofrer somos nós, quem deveria ser o mais beneficiados.

Pedro Barros.

Barros Nasimento
Enviado por Barros Nasimento em 24/06/2016
Reeditado em 24/06/2016
Código do texto: T5677120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.