A mente alegre

Estar com a mente alegre é de suma importância para a concretização do ideal. Tanto o é, que o fundador da seita Kurozumi (pertencente ao xintoísmo) ensina que 'toda a crença e fé serão inúteis se a mente estiver sombria'.

Dentre os dezessete itens, no qual o prof. Taniguchi enumera para se concretizar o objetivo, esse é o último, porém, como é através da mente que comanda as nossas ações (no plano fenomênico), ele se torna de grande valor. Tornando-se o requisito final para que seja expressado o alvo de nossa dedicação.

Convém destacar, dentre os outros itens, que devem ser anteriormente obedecidos, o 1º, no qual diz: 'concretiza-se aquilo que se reconhece'. Então, devemos ficar atentos para saber diferenciar o fenômeno falso do autêntico, pois, por engano, podemos reconhecer coisas falsos como se fossem reais, e vice-versa. Isso acaba ocorrendo por que no plano físico, os dois tipos de fenômenos se confundem, sobrepondo um ao outro, e o verdadeiro acaba, muitas das vezes aparecendo ofuscado.

Isso pode se tornar um sério problema para que o ideal possa se concretizar, pelo fato de influenciar negativamente o nosso estado mental. E como 'aparece aquilo que se pensou', ao invés do sucesso almejado as coisas podem resultar em fracasso.

Além de estarmos atentos a tais itens, devemos nos lembrar de sempre termos em mente, de não olvidarmos da necessidade da ação e da coragem de agir. Evidencia-se que não basta apenas a oração para que um ideal se conclua.

Também não pode ficar de fora, a gratidão para os nossos antepassados, que afinal sem eles e os nossos pais, não poderíamos sequer cogitar estarmos no mundo material.

No que se refere a mente, os dois itens que fecham a explicação, são: evitar a compaixão alheia (para evitar de se criar situações as quais inspirem a compaixão de outrem), e eliminar a consciência de pecado (o qual atrai inconscientemente males como forma de pagamento pelos pecados cometidos, anulando a própria felicidade).

Por fim, é necessário que não reconheçamos o mal, nos esforcemos e tenhamos (sempre) o sentimento de gratidão, para que nossa mente possa estar repleta de alegria, fazendo com que ela possa atrair todos os elementos necessários, afim de que o ideal manifeste-se da melhor maneira possível.

Felipe Valle
Enviado por Felipe Valle em 27/07/2016
Código do texto: T5710461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.