Metamorfose Olímpica

Os jogos olímpicos surgiram na Grécia, o objetivo não era apenas homenagear os deuses do Olímpio, principalmente Zeus, era uma forma de promover paz e harmonia entre cidades-estados. É um mega evento que concentra o capitalismo e que em Agosto de 2016 chegou em território brasileiro, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, uma emoção para alguns brasileiros, já que o local vai sediar pela primeira vez o maior evento esportivo do planeta na América do Sul, o que isso significa? A Cidade Maravilhosa receberá um enorme legado ao final do evento, mas não há motivos para comemorar, pois diversos problemas psicossociais foram esquecidos pelo governo.

A contagem regressiva nos telões do Maracanã, estádio lotado, delegações do mundo todo e quase cinquenta chefes de estados reunidos, aguardavam pela abertura oficial dos Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro, como era de se esperar, atraiu atenção da mídia nacionalmente e internacionalmente com três horas de espetáculo, contando com presença de vários voluntários que não mediram esforços durante quatro meses de ensaios para realizar tudo conforme o planejado. Porém, tudo o que é bom dura pouco, pois muitas obras depois do evento irão virar elefantes brancos e vários problemas não serão solucionados. Sendo assim, valeu a pena trazer uma olimpíada para o Brasil?

Diversos problemas como: insegurança, falta de infraestrutura em muitas cidades, caos na saúde, falta de investimentos plausíveis na mobilidade urbana, dívida interna e externa do país, má qualidade de ensino e falta de atenção aos refugiados urbanos, são casos noticiados diariamente e que precisam ser resolvidos imediatamente, ou seja, que necessitam de uma atenção redobrada. Mas, o governo achou conveniente sediar as olimpíadas, mesmo diante desse caos e esses problemas só vão aumentar já que gastos faraônicos foram feitos sem necessidades. Depois dos jogos, muitas empresas estatais serão privatizadas, o forte esquema de segurança irá sumir e o Parque Olímpico irá se transformar em um condomínio. Portanto, fica evidente que o Brasil não estava preparado para receber esse evento de grande porte.

Diante do exposto, é necessário que o governo devolva para várias pessoas uma parte da área do Parque Olímpico, recebendo investimentos do governo para que as mesmas voltem para suas devidas residências, que o Parque Olímpico se transforme em um monumento de eficiência, que haja mais investimentos na mobilidade urbana e segurança para a população; os equipamentos do Parque Olímpico estejam preparados para uma adaptação atingindo outros propósitos como foi feito em Barcelona e que as empresas estatais não sejam privatizadas.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 13/08/2016
Reeditado em 13/10/2016
Código do texto: T5727820
Classificação de conteúdo: seguro