Heranças militares

"Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão". Esse trecho presente na música de Geraldo Vandré representa um período crucial na construção da democracia brasileira: A ditadura civil militar de 1964. O período de vinte e um anos foi dominado por censuras e torturas, deixando heranças "malditas", mas também culturais para a população do país no século XXI.

Em primeiro de abril de 1964, foi realizado o golpe que deu início a ditadura civil militar brasileira, sendo a primeira da América Latina e contou com o patrocínio ideológico e militar do Estados Unidos. Nesse período, o estabelecimento do AI-5 impôs a censura, uma onda de assassinatos e torturas àqueles que se dirigiam contra o regime. Entretanto, apresentou uma temporada de grande avanço cultural para o país, que teve como representantes Chico Buarque, Caetano Veloso e Geraldo Vandré, ícones da música brasileira, que enfrentaram a ditadura e desenvolveram, principalmente, a cultura musical que até hoje é apreciada e aplaudida por milhares de pessoas. Assim, é possível perceber que apesar dos malefícios causados na duas décadas, houve também uma explosão cultural.

No século XXI, um dos "malditos" legados deixados pela ditadura militar brasileira, está relacionado com a questão social. Em decorrência do grande número de investimentos realizados na área tecnológica, houve o deslocamento populacional da área rural para a urbana. O qual gerou o inchaço das cidades, visto que essas não obtinham a estrutura necessária para recebê-los, ocorrendo assim, a criação dos bolsões de miséria que perduram até hoje. Ademais, aliado à desigualdade social houve o aumento da violência, principalmente, na atuação dos agentes públicos, sendo este, reflexo da unificação das polícias durante a ditadura de 64, na qual os assassinatos e tormentos eram incentivados pelo estado e executados pelos "agentes da lei". Portanto, nesse período de ausência de democracia, um patrimônio negativo foi deixado como herança às gerações posteriores, que vêm sofrendo com problemas que se estendem há décadas.

Em suma, a atuação criminosa de policias e o descaso com a população no período ditatorial brasileiro, são alguns dos legados que refletem na sociedade atual. Contudo, é possível atenuá-los, com o direcionamento de investimentos por meio do governo estadual em consonância com as secretarias de urbanização municipais, para a realização de obras, que tenham como objetivo diminuir os bolsões de miséria e as desigualdades sociais. Além disso, a secretaria de segurança pública em conformidade com as polícias civil e militar, deve realizar reformas ideológicas dos agentes públicos, por meio da execução de palestras e treinamentos, que tenham como objetivo estabelecer regras de condutas e minimizar os atos criminosos, para por fim "apagar" o passados flagicioso presente na história dessa instituição. Com isso, a ditadura militar brasileira estará efetivamente distante e não será mais necessário a população enfrentar os obstáculos ocasionados neste período.

Karen Raniéri
Enviado por Karen Raniéri em 27/08/2016
Código do texto: T5741162
Classificação de conteúdo: seguro