A falta de segurança no Brasil

Diariamente, ocorrem assaltos que não raro terminam com pessoas feridas ou mortas, o que expõe a nossa falta de segurança e coloca o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, onde morrem mais pessoas do que em nações como a Síria e o Iraque, que estão em situação de guerra declarada. Os cidadãos já não conseguem andar tranquilamente nas ruas e os criminosos se sentem à vontade para desrespeitar os nossos direitos ao patrimônio, vida e integridade física.

Muito se tem debatido acerca de como tornar mais seguros os lugares públicos, aumentar o policiamento e punir com mais rigor os bandidos, mas até agora as autoridades não conseguiram adotar medidas realmente eficazes para garantir nossa segurança. Além disso, devemos admitir que as nossas leis penais já não são adequadas à nossa realidade social, tendo se tornado obsoletas. Outros problemas graves que pioram o quadro de violência no Brasil são a superlotação e corrupção nos presídios, o comércio ilegal de armas e a corrupção dentro da própria polícia.

Tudo isto nos torna reféns de delinquentes que, certos de que ficarão impunes, chegam a cometer assassinatos bárbaros, os quais nos chocam pela crueldade e nos fazem perguntar até quando estaremos expostos a isso. Faz-se necessário rever esses leis que não servem para nos proteger e passar a agir com mais rigor na punição aos que afrontam nossa segurança. E é preciso que não se adiem mais as providências que devem ser tomadas.