Viver
              Quando criança a única preocupação que se tem é saber se vai ou não tocar a campainha da casa ao lado, se reconciliar ou não com o amigo, estudar ou colar na prova, fazer ou copiar a tarefa... Escolhas simples, mas bem diferentes das que é preciso tomar quando se é mais velho.
              A partir do momento que os adolescentes começam a sair de casa, o ato de viver se torna perigoso, pois há muita coisa fora do ambiente familiar que é novo e desconhecido, tornando-se ainda mais atraente.
              Dentre o que é denominado "novo" estão: as drogas, substâncias que modificam o organismo humano causando depressão, ansiedade e alucinações que podem levar o usuário a cometer crimes e até ao óbito; prostituição, uma profissão exercida por muitas meninas que precisam ganhar dinheiro ao sair da casa dos pais; o início precoce das atividades sexuais, que aumenta o risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis além da gravidez que gera maiores números de abortos e a desestruturação familiar por ser uma gestação indesejada e não planejada.
              Com o passar do tempo à maturidade se torna maior, e isso não quer dizer que o perigo de viver diminuiu e nem que as escolhas serão mais fáceis, a única diferença é que quando estamos mais maduros o modo de encarar os obstáculos e as dificuldades fica mais prático, mais ameno.
               O melhor jeito de viver bem é não ter medo de viver, é sonhar e estar com os pés na realidade, é amar o que somos e o que não somos, é saber o que é perigoso e fazer a escolha certa, é simplesmente viver!
 
Lucilly Mayza do 2ºAM