* Momento Itajubense * 10/04/17 Sul de Minas produz quase um terço do café do Brasil ///

(Este boletim vem sendo publicado neste espaço Recanto das Letras enquanto o portal próprio Momento Itajubense não é restabelecido)

- O Sul de Minas é responsável atualmente por cerca de 30% da produção de café do Brasil, o maior produtor do mundo. O controle de doenças, como a ferrugem e um plano com foco em produtividade fizeram a região aumentar sua participação na produção nacional, de 1,2 milhão de sacas, na década de 1970, para 16,3 milhões no ano passado, junto com a região Centro-Oeste, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.

O engenheiro agrônomo pesquisador da Fundação Pró-café, José Bráz Matiello, declara que o café teve forte expansão no Sul de Minas a partir do início da década de 1970, se desenvolvendo a partir de ações de crédito e de assistência técnica, através do Plano Nacional de Renovação e Revigoramento de Cafezais, executado durante a década até o início de 1980.

-- Nessa época ocorreu a temida doença – a ferrugem do cafeeiro - constatada pela primeira vez no Brasil, em janeiro de 1970 e logo chegou ao Sul de Minas Gerais, já em 1971. Temia-se pela dizimação da lavoura cafeeira, como contava a história de fatos ocorridos em outros países, no passado", conta Matiello, "Como resultado, o Estado de Minas Gerais, cuja maior região cafeeira era o Sul de Minas, que produzia, em 1969/70, cerca de 2 milhões de sacas de café, com a expansão fomentada pelo Plano de Renovação, passou pra a faixa anual de 10 milhões de sacas produzidas, anualmente, em 1980, apenas 10 anos após, com um acréscimo de mais de 400%. Minas, que na ocasião representava, em 1970, somente 9% da produção brasileira passou para cerca de 30% do total produzido no país".

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 10/04/2017
Código do texto: T5966709
Classificação de conteúdo: seguro