Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Descaso Sanguíneo

Sabe-se que no Brasil a taxa de doadores de sangue chega perto de 1,8%, valor que se distancia dos 3% de população doadora, como consta a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Ocorrência que se deve a dificuldade imposta através dos requisitos básicos de doação de sangue e do descaso da sociedade.
No Brasil, os requisitos básicos de doação de sangue se fazem rigorosos, porém alguns, desnecessários. Como é o caso dos homossexuais que acabam impedidos de efetuar quaisquer tipo de doação sanguínea caso tenham tido relações sexuais nos últimos 12 meses. Fato que para pessoas heterossexuais não ocorre, embora tenham exposições iguais aos mesmos vírus.
A população acaba tendo sua parcela de culpa por não contribuir, persistindo na crença de ser uma ação desfundamentada por nunca terem necessitado de doações sanguíneas antes e ainda por terem medo do próprio processo de coleta. Há uma desinformação da importância dessa contribuição e também de como efetuar tal gesto solidário.
Em vista dos argumentos apresentados, acredita-se que o maior empecilho da doação sanguínea no nosso país esteja nos requisitos necessários que se mostram incoerentes e discriminatórios, também na falta de informação por parte da população que se faz leiga no assunto. Acredita-se que a democratização de informações e a criação de requisitos e/ou revisão dos que já existem promovam uma resposta imediata e positiva da população.
Alexandre Machado Ribeiro
Enviado por Alexandre Machado Ribeiro em 10/09/2017
Código do texto: T6110457
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alexandre Machado Ribeiro
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, 16 anos
3 textos (27 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/17 08:25)