Pernas brancas pretas amarelas

Em um trecho da poesia As Sete Faces de Drummond lê-se “pernas brancas pretas e amarelas”. Sem vírgulas para separar as cores, os escritos são mais que uma simples figura de linguagem, são a representação das pernas distintas que fazem caminhar o mundo.

Perceptível é a harmonia na convivência dentro da fauna e flora, tal equilíbrio se dá pela existência da biodiversidade. Nós, humanos, também temos diversidades, no entanto esta não parece ser considerada como aspecto positivo em nossa sociedade.

No Brasil pode-se usar o gênero musical MPB (cuja sigla é definida por alguns especialistas como sendo Música Plural Brasileira, justamente pela adição cultural das nações que nos formam), para analisar a influência das diferentes culturas que contribuíram para a criação da cultura brasileira. Samba, sertanejo, rock, axé...miscigenação em notas e letras musicais.

Os negros da Alemanha, os cristãos da China, os latino-americanos dos EUA, os nordestinos de São Paulo, os índios do Brasil. O preconceito e a discriminação se valem de minorias, de generalizações. Há, especialmente no sistema capitalista, o dominador e o dominado, não podendo assim haver a igualdade sustentada nos Direitos Humanos.

Para alcançarmos a tão almejada paz é necessário nos mirarmos nos chamados seres irracionais. Entendermos e aceitarmos toda diferença como fator de enriquecimento cultural. Héteros e homossexuais, ricos e pobres, rurais e urbanos, brancos, pretos e amarelos. Juntos e no mesmo passo, só assim o mundo caminhará para o lado mais correto.