Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Pernas brancas pretas amarelas

Em um trecho da poesia As Sete Faces de Drummond lê-se “pernas brancas pretas e amarelas”. Sem vírgulas para separar as cores, os escritos são mais que uma simples figura de linguagem, são a representação das pernas distintas que fazem caminhar o mundo.
Perceptível é a harmonia na convivência dentro da fauna e flora, tal equilíbrio se dá pela existência da biodiversidade. Nós, humanos, também temos diversidades, no entanto esta não parece ser considerada como aspecto positivo em nossa sociedade.
No Brasil pode-se usar o gênero musical MPB (cuja sigla é definida por alguns especialistas como sendo Música Plural Brasileira, justamente pela adição cultural das nações que nos formam), para analisar a influência das diferentes culturas que contribuíram para a criação da cultura brasileira. Samba, sertanejo, rock, axé...miscigenação em notas e letras musicais.
Os negros da Alemanha, os cristãos da China, os latino-americanos dos EUA, os nordestinos de São Paulo, os índios do Brasil. O preconceito e a discriminação se valem de minorias, de generalizações. Há, especialmente no sistema capitalista, o dominador e o dominado, não podendo assim haver a igualdade sustentada nos Direitos Humanos.
Para alcançarmos a tão almejada paz é necessário nos mirarmos nos chamados seres irracionais. Entendermos e aceitarmos toda diferença como fator de enriquecimento cultural. Héteros e homossexuais, ricos e pobres, rurais e urbanos, brancos, pretos e amarelos. Juntos e no mesmo passo, só assim o mundo caminhará para o lado mais correto.
Juli Koch
Enviado por Juli Koch em 26/08/2007
Código do texto: T625153

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Juli Koch
São Paulo - São Paulo - Brasil, 26 anos
17 textos (18136 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 09:23)
Juli Koch