Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"A mulher brasileira de século XX já não é mais Amélia, porém jamais poderá deixar de ser Maria"

             A mulher do séc. XX já não é mais a Amélia, aquela que se deixava ser submissa ao homem e não tinha uma decisão própria diante da sociedade. Hoje, além de ser uma pessoa dinâmica, alegre e extrovertida, não deixou de ser Maria, mulher lutadora, símbolo de força e mãe antes de tudo. E é assim com esta nova personalidade que a mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade em que vive.

Hoje 52% da população é do sexo feminino, na sua maioria são mulheres batalhadoras, mas só sete por cento possuem nível superior e ganham mais de vinte salários mínimos, trazendo a assim à tona uma denúncia grave da discriminação contra as mulheres, pois 28% dos homens também ganham mais de vinte salários mínimos, do qual em relação às mulheres (7%) o índice é bem maior (28%). Não parando aí as diferenças sociais, uma das profissões mais exercida pela mulher é de empregada doméstica, é aí onde mostra o machismo presente na sociedade.

Portanto, a mulher deve cada vez mais lutar, conquistar e com determinação chegar a espaços onde antes apenas o homem era presente, levando junto a ela a "Mulher Maria".
Jocilaine Barnabé
Enviado por Jocilaine Barnabé em 27/08/2007
Código do texto: T625939

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Jocilaine Barnabé
Estância - Sergipe - Brasil, 40 anos
5 textos (673 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 14:58)