"A mulher brasileira de século XX já não é mais Amélia, porém jamais poderá deixar de ser Maria"

A mulher do séc. XX já não é mais a Amélia, aquela que se deixava ser submissa ao homem e não tinha uma decisão própria diante da sociedade. Hoje, além de ser uma pessoa dinâmica, alegre e extrovertida, não deixou de ser Maria, mulher lutadora, símbolo de força e mãe antes de tudo. E é assim com esta nova personalidade que a mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade em que vive.

Hoje 52% da população é do sexo feminino, na sua maioria são mulheres batalhadoras, mas só sete por cento possuem nível superior e ganham mais de vinte salários mínimos, trazendo a assim à tona uma denúncia grave da discriminação contra as mulheres, pois 28% dos homens também ganham mais de vinte salários mínimos, do qual em relação às mulheres (7%) o índice é bem maior (28%). Não parando aí as diferenças sociais, uma das profissões mais exercida pela mulher é de empregada doméstica, é aí onde mostra o machismo presente na sociedade.

Portanto, a mulher deve cada vez mais lutar, conquistar e com determinação chegar a espaços onde antes apenas o homem era presente, levando junto a ela a "Mulher Maria".