Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"Kombinationfahrzeug" faz 50 anos no Brasil

Por onde você anda, lá está, circulando, com suas formas arredondadas. Um carro que sempre acompanhou a infância da maior parte das pessoas nos últimos 50 anos. Quem nunca entrou neste carro não deve ter nascido aqui no planeta.

A Kombi, ou a "Kombinationfahrzeug", em alemão, faz 50 anos de história no País. Construída desde 1957 na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, no Grande ABC Paulista, esta van agrada a gregos e troianos.

O carro foi lançado na Alemanha em 1950 e três anos depois o grupo Brasmotor (proprietária da marca Brastemp) começa a importar e fabricar o carro no Brasil e em 1957 após a construção da mega fabrica da Volks em São Bernardo, começou a produção em massa nas terras paulistas.

O carro se destaca por ser a precursora no conceito de mini-van e utilitário de carga. A grande vertente da Kombi é o seu motor VW à ar, inventado pelo professor Ferdinand Porsche o motor tem mais resistência do que a própria estrutura do veículo.
É comum você olhar nas ruas da cidade um carro com a carroceria ruim e com o motor em pleno funcionamento.

A Kombi foi desenvolvida com 4 tipos de motores (1200cc, 1500cc, 1600cc, 1,4L) e em vários estilos. O utilitário foi pick-up com cabine dupla, furgão e até mesmo teve uma versão Safári (com trailer), desenvolvida pela subsidiária da VW, Karmann-Ghia.

A famosa perua atravessou o período militar e várias crises econômicas e ainda continua líder de vendas no Brasil. A van é popular entre empresas transportadoras. Isto se deve ao bom custo benefício na hora da compra e o baixo custo na manutenção do veículo. Além disso, não há concorrentes para a Kombi.

A van da VW custa cerca de R$ 40 mil, já as outras peruas, que tem um design mais moderno, como a Master, da Renault, Sprint, da Mercedes-Benz e Ducato, da FIAT, chegam a custar o dobro e o custo benefício não favorece o bolso do proprietário.

E é por isso que ainda nos dias de hoje a perua da Volkswagen é a preferida entre os brasileiros.
Cido Coelho
Enviado por Cido Coelho em 02/09/2007
Código do texto: T635758

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cido Coelho
São Paulo - São Paulo - Brasil, 32 anos
116 textos (24369 leituras)
5 áudios (193 audições)
1 e-livros (37 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 03:53)
Cido Coelho