Brasileiro, sempre sendo brasileiro

Iniciada no dia 14 de junho de 2018 e prevista para terminar cerca de um mês depois, a Rússia, extremamente conservadora e grande potência mundial, sediará este evento de grande importância para o futebol mundial. O Brasil, como uma das seleções favoritas ao título do evento, conta com parte de sua torcida em território russo, mas essa carrega consigo a má fama estrangeira de ser uma torcida sem ética.

Erradamente, um grupo de brasileiros que foram para Rússia, acharam conveniente e muito engraçado aproveitar da incompreensão e desconhecimento de uma garota russa em relação ao idioma português, ao aproveitar-se da cordialidade da moça para fazê-la repetir palavras ofensivas de cunho erótico relacionando a sua cor ao seus órgãos genitais. Há dezenas de reproduções deste vídeo circulando na internet, onde é possível observar a leviandade desse grupo referentes a falta de respeito que estavam cometendo.

Jornalistas relatam que, apenas cinco minutos percorrendo as ruas e o ponto de encontro das torcidas, é possível presenciar muitas cenas análogas a estas praticadas pelos brasileiros. Sob o pretexto da festa mundial, há quem se aproveite da barreira quase intransponível do idioma, para realizar as mais diversas formas de assédio, é o que relata André Pugliesi em uma matéria publicada no Gazeta do Povo.

Divergente a essa ação que teve grande repercussão negativa para a torcida brasileira, muitos Digitais Influêncers se manifestaram em seus canais de comunicação via redes sociais para repudiar essa ação, foi o caso de Felipe Neto, oitavo maior Youtuber do planeta, que repetiu quase as mesmas palavras do colunista acima citado, relacionando esse comportamento a algo negativo.

Fica evidente assim que, o desrespeito é um problema de dimensões mundiais, e que o país sede da Copa do mundo, por reunir tantas nacionalidades em um curto espaço de tempo no mesmo lugar, não justificadamente, acaba atingido por esse tipo de situação, denotando reflexos do que ocorre em cada país quando se trata de assédio e falta de respeito.