Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Redação do Enem

Por favor, avaliem minha redação do Enem 2007. Sejam sinceros e - por misericórdia! - deixem comentários.


No mundo globalizado já não existem distâncias entre sociedades e povos e a multiplicidade das culturas se faz evidenciar. Contudo, as relações mais intensasque a atualidade propiciou podem não ser harmônias, equilibradass e sustentáveis. Para que o mundo contemporâneo congregue diversidsades culturais e individuais, sem animosidade, a demão que oferecem dois grupos brasileiros distintos, a saber, Engenheoros do Hawaii e Titãs, os quais, respectivamente, apresentam a diversidade de indivíduos e o prisma diferente pelo qual cada um vê o mundo e a igualdade que reside no fato de haver uma única espécie, a Homo sapiens, é de grande estima.
A premência de preservar a diversidade cultural pressupõe a existência de  ameaças a sua subsistência, que não faltaram durante a história e podem-se presenciar na insuflada hostilidade entre israelenses e palestinos, árabes e ianques. Com efeito, a idéia de uma casta superior, arrogando-se pleno direito de sobrepor-se aos demais se constitui na degradação da diversidade e da igualdade.
O filósofo Rosseau reconhecia dois modelos de desigualdade: uma física, que se baseia na na força, nos múltiplos talentos e visões de mundo; outra moral, que reside no fato de um homem se atribuir privilégios, em detrimento dos demais.
Muitos exemplos históricos de agressão à diversidade cultural, social e biológica poderiam ser enunciados. Todavia, urge que se delimite a desigualdade, a fi9m de que ela obedeça aos preceitos da razão universal, testemunhando apenas benefícios compartilháveis, sem desembocar numa desigualdade moral ou numa famigerada " missão de civilizar o mundo".
MILHOUSE
Enviado por MILHOUSE em 05/09/2007
Reeditado em 07/09/2007
Código do texto: T639625

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
MILHOUSE
Araçariguama - São Paulo - Brasil, 29 anos
14 textos (1257 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/17 08:47)