Brasil: país brasileiro

A cultura de um povo é sua identidade. O que podemos perceber é que com o passar das décadas a sociedade brasileira, sobretudo os jovens, passa por uma transição perigosa que ameaça a continuidade de nossa cultura típica.

Pode-se dividir os jovens brasileiros em dois grupos bastante distintos. Um que se interessa pelos assuntos nacionais e sabe de seu papel para a mudança dos quadros que nos envergonham – desigualdade social, corrupção política, descaso com educação - e outro que busca se adequar rapidamente a mais nova moda americana, além de sua visão política se restringir a odiar o país e não ver a hora de se mudar dele.

Esta aculturação brasileira deve-se a falta de patriotismo da maior parte da população. Um país onde as grandes conquistas foram dadas sem consideráveis mobilizações sociais, não é capaz de formar jovens dispostos a valorizar sua pátria. O Mc’Donalds e os filmes de Hollywood tornaram-se imprescindíveis.

Assim como os índios sofreram a desindianização com a colonização portuguesa, sofremos a perda de nossa identidade cada vez que um jovem diz repudiar MPB, nordeste, feijão com arroz, carnaval e cinema nacional – que é apenas sexo, como gostam de criticar.

A identidade de um povo é o principal fator de união do mesmo. Se esta se perde, perde-se a força da nação. Brasil: Estamos entregues!