Companhia Vale do Rio Doce rumo ao desenvolvimento

A companhia Vale do Rio Doce privatizada no dia 6 de maio de 1997 ainda é sinônimo de brigas e discussões onde diversos grupos sociais lutam contra o leilão de privatização alegando que foi uma fraude e que a vale não foi vendida e sim doada.

Embora a Vale tenha sido vendida por apenas R$ 3,3 bilhões e acredita-se que ela possuía mais de R$ 94 milhões de capital e de patrimônio a privatização foi de extrema importância para a companhia, pois logo após a sua privatização os lucros aumentaram consideravelmente.

Somente nos meses de abril e junho, a Vale presenciou um grande recorde, seu lucro líquido alcançou US$ 3,033 bilhões, ultrapassando as companhias americanas Wal-Mart e a tão famosa fabricante de refrigerante Coca-Cola.

Além dos lucros, sua produção se expandiu de 100 milhões de toneladas para 250 milhões.

“Com a extração mantida aos níveis de 2005, estima-se que as reservas de minérios de ferro totais da companhia pendurem por 200 anos”, diz Roger Agnelli, o diretor-presidente da Vale Do Rio Doce.

Mas não foram apenas lucros, investimentos e produções que aumentaram. O número de empregos passou de 11 mil para 56 mil empregados e os jovens universitários são os que mais ganham com esse grande desenvolvimento, pois a Vale triplicou também o numero de estágios para estudantes de diversos cursos. São centenas de estudantes que além de ganharem uma bolsa auxilio mensal que varia R$350,00 a R$780,00 ainda possuem assistência médica, vale transporte, vale alimentação e etc...

Apesar de todo esse progresso a maioria da população brasileira é contra a privatização, segundo os dados da CUT nacional dos 191,8 votos apurados cerca de 96,87% da população é contra a permanência da Vale nas mãos do capital estrangeiros, alegando que a CVRD além de ter sido uma companhia Brasileira ela era, acima de tudo do povo e que não poderia ter sido vendida sem consentimentos dos mesmos.

Será????

O plebiscito popular contra a privatização da Vale do Rio Doce pretendem reestatizar a companhia, mas existe atualmente mais de 100 ações populares contra o leilão, nenhuma delas conseguiram “derrubar-lo”, fica difícil saber se esse plebiscito ira conseguir fazer com que a Vale retorne a ser do governo, caso consiga será que o governo do Brasil esta preparado para conduzir uma companhia do tamanho da Vale que é a segunda maior mineradora do mundo e seus lucros e investimentos não param de crescer? Será que ela continuará empregando e se desenvolvendo quando voltar a ser estatal?Será que a Vale ira ser realmente NOSSA após a tal estatização?....Será?

Thuany Martins
Enviado por Thuany Martins em 04/10/2007
Código do texto: T680281