SHAKESPEARE: INFORMAÇÕES OPORTUNAS



O renomado escritor William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, em 23 de abril de 1564, aproximadamente, conforme ressaltam alguns historiadores. 


No ano de 1588, Shakespeare mudou-se para a cidade de Londres, onde passou a trabalhar como dramaturgo e ator. Por volta de 1594, ele ingressou na Companhia londrina de Teatro de Lord Chamberlain, instituição na qual apresentou mais de 38 peças, que lhe conferiram grande prestígio artístico. 







Conhecido mundialmente por suas célebres peças literárias, 
Shakespeare foi autor em vários gêneros de narrativa, como romances, tragédias, contos, poemas, comédias e roteiros, que foram adaptados em diversas versões teatrais e cinematográficas. 


No que se refere ao enredo da obra "Romeu e Julieta", por exemplo, alguns estudiosos ressaltam que Shakespeare poderia ter-se inspirado no poema narrativo de Arthur Brooke, "The Tragicall History of Romeus and Juliet", de
1562, para a composição dessa trama, que tem sido apresentada há séculos, em diversos países. 


Interessante notar, a esse respeito, que o Internet Movie Database contou cerca da 50 diferentes versões de "Romeu e Julieta"  para o cinema e para apresentações de televisão, desde 1908. Dentre algumas versões da referida obra para o cinema, citem-se as seguintes:


Versão de 1936, com
Norma Shearer e Leslie Howard



DVD ROMEU E JULIETA (LACRADO) VERSÃO 1936 - NORMA SHEARER 1

 



Versão de 1996, 
dirigida por Baz Luhrmann







Várias outras obras de William Shakespeare também merecem destaque, entre as quais:


-
O Mercador de Veneza (escrita provavelmente entre 1594 e 1597). Essa importante obra literária tem sua versão cinematográfica mais recente produzida em 2004:








-
Ricardo III, um drama histórico, que também foi muito apresentado em versões teatrais e cinematográficas, como o filme a seguir:






- Hamlet , peça escrita provavelmente entre 1600 e 1602, constituindo uma das mais citadas tragédias de Shakespeare, na qual consta a célebre frase : "ser ou não ser, eis a questão". 






Várias tragédias de Shakespeare merecem destaque, como Macbeth;  Rei Lear;  Otelo; Júlio César; Timão de Atenas, entre outras. 



-
Entre as comédias de Shakespeare, destacam-se: Sonho de uma noite de verão; A megera domada; A comédia dos erros; A tempestade; Noite de Reis, entre outras. 



- Entre os dramas históricos de Shakespeare, destacam-se: Eduardo III; Henrique IV; Rei João; Ricardo II, entre outras.



Com diversas obras, portanto, apresentadas artisticamente, William Shakespeare faleceu na data aproximada de abril de 1616, deixando como legado suas grandes contribuições literárias, que até hoje são reconhecidas internacionalmente e proporcionam várias produções cinematográficas e culturais, como o filme:




filme: "Shakespeare in love", 1998,

dirigido por John Madden 


---




- Algumas frases interessantes de Shakespeare:

1. "Ninguém pode calcular a potência venenosa de uma palavra má num peito amante."

2. "Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática."

3. "Nunca poderá ser ofensivo aquilo que a simplicidade e o zelo ditam."





Para outras informações sobre o escritor William Shakespeare, acesse:


http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare


http://www.releituras.com/wshakespeare_menu.asp


http://www.mundocultural.com.br/escritor_consagrado/shakespeare/shakespeare.htm