Abra suas asas

Fala-se muito sobre a “juventude transviada”, sobre o descaso político e social dos jovens. De tanto serem repetidas, tais visões se tornaram fato.

A juventude foi desencorajada, foi convencida de que nada pode fazer para a mudança de determinadas situações. Desta forma toda energia, curiosidade e ânsia de novas experiências dos jovens são voltadas ao modelo padrão de vida juvenil imposto pelo sistema. Não é cabível aos poderosos que os jovens se interessem pelas questões de cidadania e descubram sua força.

O jovem deve ter noção do que é cidadania e se conscientizar de que é cidadão. É imprescindível saber que desde atos simples como não jogar lixo no chão aos mais complexos como fiscalizar o funcionamento dos órgãos públicos, são formas de mudar a desanimadora realidade em que nos encontramos.

É necessário mostrar aos jovens formas de engajamento e dar a eles subsídios para a atuação na sociedade. O jovem seria menos alienado se percebesse a importância dele em questões políticas. Seria mais ativo na sociedade se houvesse mais espaço para colocar suas habilidades a serviço do próximo, seria mais cidadão se lhe fosse dado este conceito quando pequeno.

Incentivar grupos de discussão entre os jovens é amadurecer neles o utópico desejo de mudança. Usar a energia e a comunicação da juventude faz esta sentir o poder e a força nela reprimidos. O interesse e a consciência juvenil são a esperança já adormecida da humanidade, as asas escondidas, a liberdade.