Água: uma responsabilidade de todos nós

Nos últimos dias, temos assistido a notícias alertando para o problema do desperdício de água, o que tem sido realmente preocupante. Estatísticas apontam que andamos desperdiçando o equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas por dia, o que nos mostra que precisamos, urgentemente, mudar nossas atitudes em relação aos recursos naturais de que dispomos, visto que tanto a água quanto o oxigênio são essenciais à vida de todos os seres que habitam o planeta Terra.

Sem água, a vida se torna praticamente impossível. Precisamos dela para beber, cozinhar, fazer nossa higiene pessoal e até mesmo para nossa economia, pois a água gera a energia elétrica. Infelizmente, muitas são as pessoas que não dão a este recurso tão necessário a importância que ele merece e acabamos por vê-lo sendo desperdiçado das mais diversas formas na vida cotidiana. Faz-se urgente que as pessoas se deem conta não apenas da sua importância em nossas vidas, mas também do fato de que não é um recurso infinito. O que será das futuras gerações se não houver água disponível? Precisamos pensar tanto no presente quanto no futuro.

É necessário que as pessoas aprendam que economizar água é uma responsabilidade de todos e passem a tomar medidas preventivas para preservá-la. Precisamos nos educar no sentido de saber usar com inteligência a água, que sabermos ser indispensável para continuarmos sobrevivendo neste mundo. Qualquer atitude que tomarmos para evitar gastos desnecessários fará a diferença. Assim, tornemo-nos conscientes de que, assim como temos direitos, também temos deveres em relação aos recursos naturais de que dispomos.